Fórum de Valença do Minho
Ligação de alta velocidade pronta em 2013 Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Ligação de alta velocidade pronta em 2013 Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligação de alta velocidade pronta em 2013

Ir para baixo

Ligação de alta velocidade pronta em 2013 Empty Ligação de alta velocidade pronta em 2013

Mensagem por Boss 15/4/2007, 18:50

• PORTO/VIGO
Ligação de alta velocidade pronta em 2013

Ligação de alta velocidade pronta em 2013 Tgv_dr

Os responsáveis do Governo Autónomo da Galiza, Espanha, e da Comissão de Coordenação Regional do Norte de Portugal garantiram, esta sexta-feira, que o comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo estará operacional em 2013.

Em conferência de imprensa conjunta, Emílio Pérez Tourinho e Carlos Lage adiantaram que o TGV, que terá passagem por Braga, vai ligar as duas cidades atlânticas em apenas uma hora.

Os dois responsáveis falavam no final de um seminário da Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal que hoje se realizou no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A iniciativa serviu para debater o Plano Estratégico 2007-2013 entre as duas regiões, que aponta entre outras vertentes, para dois outros projectos estruturantes, nomeadamente a recuperação das bacias dos rios Minho, Lima e Tâmega e a candidatura comum dos Parques Nacional da Peneda-Gerês e do Xurês-Baixo Límia, a Reserva Internacional da Bioesfera.

O presidente do Governo Autónomo da Galiza, Emílio Tourinho, sustentou que o TGV vai servir passageiros e mercadorias entre os dois paises, aproveitando quer os portos de Vigo e Matosinhos quer a plataforma logística galega de Bouzas.

Carlos Lage frisou que a linha actual da Refer que liga Porto a Braga - já modernizada - receberá obras de adaptação, sendo a restante linha até Valença, construída de raiz.

Os dois responsáveis consideram ainda que «a ligação ferroviária Vigo-Porto é um projecto estratégico para a Euroregião, chamado a desempenhar um papel-chave na articulação territorial de transportes, na mobilidade de passageiros e mercadorias».

http://tsf.sapo.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF179456
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ligação de alta velocidade pronta em 2013 Empty Re: Ligação de alta velocidade pronta em 2013

Mensagem por Boss 22/6/2007, 12:18

TGV: Porto/Vigo em 2013

Ligação entre cidades demorará menos de uma hora

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) reafirmou esta quinta-feira que a ligação entre Porto e Vigo por comboio de alta velocidade deverá estará concluída em 2013 e demorará «menos de uma hora».

«Eu desejava que já o estivéssemos a fazer, a linha Porto-Lisboa já devia estar feita mas mais vale tarde do que nunca», referiu Carlos Lage, que falava em Viana do Castelo, à margem da sessão de assinatura de um contrato entre a comunidade urbana Valimar e a Parque Expo para a elaboração de um plano estratégico para os seis municípios que enformam aquele organismo.

Segundo Carlos Lage, a Linha Porto-Vigo custará, no lado português, e «em estimativas muito grosseiras», entre 1.200 milhões a 1300 milhões de euros, contemplando uma estação em Braga e outra em Valença, na fronteira com a Galiza.

A ligação será dividida em dois lanços, o primeiro dos quais entre Porto e Braga, que aproveitará a linha existente, depois da respectiva requalificação.

O segundo lanço, entre Braga a Valença, será inteiramente novo e incluirá uma nova ponte sobre o Rio Minho.

Segundo o presidente da CCDRN, vai ainda ficar reservado um canal para, no futuro, se construir uma linha «inteiramente nova» entre o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e Braga, tornando esse percurso «ainda mais rápido».

Hoje foi apresentado o modelo de negócio para a rede ferroviária de alta velocidade, que assenta em seis parcerias público-privadas, o que vai permitir reduzir em 600 milhões de euros o investimento previsto, segundo anunciou o administrador da RAVE.

Para o eixo Lisboa-Porto a RAVE prevê, no modelo hoje apresentado, que sejam gastos 4,5 mil milhões de euros, em vez do 4,7 mil milhões previstos, e dois mil milhões para ligação Lisboa-Caia, excluindo terceira travessia do Tejo, contra os 2,4 mil milhões previstos.

O modelo de negócio apresentado conta com parcerias publico privadas para um prazo de 40 anos para a concepção, construção, exploração e financiamento da rede ferroviária de alta velocidade portuguesa.

A RAVE anunciou que a rede portuguesa estará segmentada em cinco troços, dois no eixo Lisboa-Porto, dois no eixo Lisboa-Madrid e um troço do eixo Porto-Vigo.

A cada um corresponde uma parceria público privada, sendo que estes cinco troços representam 90 a 95 por cento do investimento total.

Segundo este modelo de negócio, o Estado fica responsável pela aquisição de material circulante (comboios) que alugará aos futuros operadores.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=824049&div_id=291
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos