Fórum de Valença do Minho
Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

4 participantes

Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Boss 7/3/2007, 10:34

Comunicado do Ministério da Saúde, em formato PDF, sobre os fecho de algumas Urgências / SAP.
Se forem à página 3, fala concretamente do SAP do Centro de Saúde de Valença.

Requalificação das Urgências e alegado encerramento de Serviços - Link - Clique Aqui
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Ganfeiense 7/3/2007, 22:55

Comunicado escreveu:No que se refere à localização de um Serviço de Urgência Básico em Monção, é de referir que esta localidade possui mais população e mais episódios/ano no SAP/SASU do que Valença do Minho, oferecendo ainda melhor cobertura à zona de Melgaço.

Pois, eu também acho que o que realmente importa é servir Melgaço... o presidente da CM Melgaço até é boa pessoa e está bem referenciado no seio do PS e estas coisas sempre tem influências.

não concordo

Comunicado escreveu:Mesmo sem SUB em Valença do Minho, todas as Freguesias do Concelho de Valença mantêm acessibilidade / tempo de trajecto até um Serviço de Urgência dentro do tempo alvo de 30 minutos.

Pois, mas o Concelho é muito grande... vejámos: um paciente de Fontoura, ou S. Julião, necessita de recorrer às urgências (ups, desculpem, urgências não... chama-se SAP), terá que fazer cerca de 12 Km`s para chegar a Valença e depois mais 18 para Monção, o que perfaz 30 Km`s. Mas chegado a Monção, nada lhe podem lá fazer e é encaminhado para Vª do Castelo... mais 18 até Valença e 50 até Viana:

30 + 18 + 50 = 98 Km`s para ser assistido num serviço público de saúde!! Andámos para trás...

O que vale é que temos Tuy aqui ao lado e dois Hospitais Centrais de classe a 20 minutos de Valença (30 Km`s).

Avé
Ganfeiense
Ganfeiense
Membro
Membro

Masculino
Idade : 48
Localização : Ganfei - Valença
Nº de Mensagens : 142
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por gijo 10/3/2007, 09:20

Eu tenho umas quantas questões acerca do tema... será que o nosso SAP vai fechar garantidamente??? Ou será que se vai manter em funções das 8h ás 24, já que o ministro diz que não temos e nunca tivemos urgência... será que o facto de "fechar" ou "transferir" a nossa urgência para monção, não será mais um beneficio para a população no que diz respeito a uma primeira intervenção na área do socorro pré-hospitalar, uma vez que se consta que será implementada uma nova rede de Ambulâncias Profissionais do INEM com pessoal Técnico especializado e com SIV (Suporte Intermédio de Vida). Não esquecer que 95% dos casos potencialmente graves são resolvidos com equipas que trabalham no pré-hospitalar... Será que os valencianos só estarão a valorizar a Segunda Intervenção (Urgências) e estão a desvalorizar as equipas de Socorro Pré-hospitalar (Bombeiros/INEM). Se calhar, o mais urgente não será a discussão da localização das Urgências, mas talvez sim uma aposta no Socorro Pré-hospitalar, com formação especializada e garantir equipas bem treinadas dos nosso Bombeiros, pois estando essas equipas de bombeiros bem formadas e bem treinada... as urgências ate poderiam ser em braga... pois seria garantido que a estabilidade da vitima seria garantida...

Este tema daria panos para mangas e levantaria muitas discussões no que diz respeito a pré-hospitalar e hospitalar...

contudo... como valenciano que sou... não há dúvidas que quero e muito as urgências em Valença...

gijo, a tua msg foi mudada de tópico em virtude de se enquadrar mais neste local!

Ah, não te esqueças de passar no Tópico APRESENTAÇÃO
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Ganfeiense 10/3/2007, 21:54

Concordo em parte com o que dizes, mas será que os Bombeiros estão bem preparados e bem apetrechados com os meios necessários para prestar os primeiros socorros às vítimas?

Num segundo ponto, a sociedade tem tendência habitual para evoluír, em meios, em recursos. Fechando o SAP do Centro de Saúde de Valença, é dado um passo atrás nessa evolução e um passo à frente na interiorização do nosso Concelho e também, na desertificação da população mais jovem para zonas tecnicamente mais evoluídas (numa fase mais avançada)...

Por isto, penso que o SAP deveria continuar a existir e pelo contrário, dota-lo de meios para fazer face às mais variadas situações.
Ganfeiense
Ganfeiense
Membro
Membro

Masculino
Idade : 48
Localização : Ganfei - Valença
Nº de Mensagens : 142
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por gijo 12/3/2007, 11:07

Bom dia a todos!


Note-se que em tempo algum concordei, concordo ou concordarei com o fecho do nosso SAP ou Serviço de Urgências ou lá como lhe chamarem, mas uma vez que é certo é necessário certamente fazer uma adaptação.

A minha posição em relação ao tema será sempre suspeita devido ás minhas funções profissionais.

No entanto e já que foi tocado no tema "Bombeiros" tenho pouco a dizer... Apenas que se de facto os Bombeiros não estão á altura de corresponder ás necessidades da comunidade (o que eu vos garanto que é uma ideia errada), chegou hora de Profissionalizar os nossos Bombeiros Voluntários para resolver determinadas lacunas. Cabe certamente aos cerca de 3500 a 4000 Associados da Instituição, comparecer ou solicitar uma Assembleia Geral, para discutir o tema e encontrar soluções.

Voltando ao tema... Claro que o fecho do nosso "SAP" só traz menos valias para a Comunidade Valenciana e para toda a sociedade circula em Valença, sobre tudo para aqueles que pretendem assistência num Serviço de Urgência e que se desloquem em viatura particular. As situações mais graves que carecem de ambulância e cuidados Pre-Hopsitalar, estou certo que a distancia ou a localização não será problema, porque acredito e sei que os nossos Bombeiros tem formação e viaturas capazes para dar resposta as necessidades e garantir Suporte Básico de Vida a toda e qualquer pessoa. É evidente que se tivesse-mos melhores Ambulâncias de Socorro seria bem melhor Wink

Como Valenciano estou muito triste e desapontado com o governo. Como profissional do INEM e do Socorro Pré-Hospitalar estou seguro que tudo será compensado com mais meios e competências...

É como disse no início... temos que nos adaptar...

Abraço a todos e não interpretem de forma negativa as minhas opiniões.

NOTA AO BOSS: Se não acertar no tópico peço desculpa Very Happy abraço
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Ganfeiense 14/5/2007, 22:23

Olá novamente

ao que parece, um dia destes morreu um homem de Valença, que não foi assistido convenientemente!! Dizem que foi transportado para o Centro de Saúde e foi pedido auxilio do VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)... Esta viatura encontrava-se num acidente de viação e não pode deslocar-se a Valença!
Conclusão: O homem acabou por morrer!

não concordo
Ganfeiense
Ganfeiense
Membro
Membro

Masculino
Idade : 48
Localização : Ganfei - Valença
Nº de Mensagens : 142
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Caça Fantasmas 16/9/2007, 18:40

O Governo sempre conseguiu encerrar o SAP de Valença no período nocturno. Ao que parece entrou em acordo com o executivo camarário. Será que fomos traídos?
Caça Fantasmas
Caça Fantasmas
Membro
Membro

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 66
Data de inscrição : 20/08/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por gijo 16/9/2007, 23:17

boa noite,

caro ganfeiense, vou ser curto e groço, o homem morreu por incompetencia de alguns medicos e enfermeiros ke temos no CS...
existe no no CS equipamento de SAV (Suporte Avançado de Vida) identico ao da VMER... mas muito poucos o sabem usar... AFIRMO ke ha medicos ke nem seker o SBV (Suporte Basico de Vida) sabem fazer... mas como agora é moda.... vamos criticar tudo e todos...

meus amigos.... tenho visto aberrações no SAP ke ate metem medo.... a VMER num salva ninguem estando a 50 Km de distancia.... mais... com o equipamento ke esta no CS nem da vmer precisamos pasa estabilizar vitima... o problema é ke a maioria dos medicos não mo sabem utilizar...

não menosprezando a classe medica, eu questiono... como é possivel medicos de clinica geral e medicos de medicina familiar... estarem á frente dum SU quando não sabem o que fazer com uma situação de PCR... quando pensam que uma hipoglicemia severa se recupera apenas com soro glicosado a 5%... enfim...
em parte discordo com o encerramento nocturno do nosso SAP... sem duvida... mas a nivel profissional... vos garanto ke ha males ke vêm por bem.... esperemos pra ver....

Vos garanto ke não fomos traidos pelo PC... mas o pobre coitado nada mais pode fazer.... a faca e o queijo esta na mão do governo e não na mão do nosso PC... o governo cortou a fatia que lhe apeteceu... e o PC so teve ke aceitar...
aki fica o link para o Protocolo entre a Câmara Municipal de Valença e a Administração Regional de Saúde do Norte

[url] http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/5C6A596F-12C3-4E3E-AC5C-67734742ED41/0/Valenca070806.pdf

ABRAÇOS
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por gijo 10/2/2008, 00:15

Boa noite Valencianos.

Chegou-me aos ouvidos que os profissionais do SAP do Centro de Saude, se sentiram ofendidos e voltaram as costas a algumas entidades, nomeadamente aos Bombeiros, devido a algumas declarações que fiz neste forum, que passo a citar:
"caro ganfeiense, vou ser curto e groço, o homem morreu por incompetencia de alguns medicos e enfermeiros ke temos no CS..."
"meus amigos.... tenho visto aberrações no SAP ke ate metem medo.... "
"não menosprezando a classe medica, eu questiono... como é possivel medicos de clinica geral e medicos de medicina familiar... estarem á frente dum SU quando não sabem o que fazer com uma situação de PCR... quando pensam que uma hipoglicemia severa se recupera apenas com soro glicosado a 5%... enfim..."

Cabe-me pedir publicamente DESCULPAS por tais afirmações, contudo acho que cada profissional tem noção do seu proprio valor! Se existem alguns médicos e enfermeiros de muito valor, existem outros que nem por isso!

Não quis ferir a susceptibilidade de nenhum profissional.

Mais uma vez peço DESCULPAS publicamente, mas vivemos num país democrático onde podemos mostrar as nossas opiniões e pensamentos. Este forum foi criado para isso mesmo, discutir temas de interesse público. É pena que os Profissionais que leram isto, ao descobrirem a minha identidade, o que não foi difícil, não "discutiram" comigo a minha opinião e optaram por voltar costas a um Organismo de Utilidade Pública. Lamento também o facto de se limitarem a ler o fórum e nem sequer darem uma opinião nem intervirem em discussões.

Mais uma vez as minhas DESCULPAS por ter o coração junto da boca e falar demais.

Cumprimentos a todos!
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Boss 10/2/2008, 13:47

Olá Gijo!

Acho bem que tenhas aqui, publicamente, mostrado a tua opinião sobre um assunto que nos preocupa a todos. Tiveste a coragem necessária, que a outros faltou, para aqui virem defender o ponto onde não concordavam com as tuas afirmações.

Abraço

concordo
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Caça Fantasmas 7/8/2008, 01:18

Ao que parece, agora anda aí uma ambulância parecida com esta que entrou no tal acordo feito com o Ministério da Saúde. Pelo que dizem tem feto óptimo trabalho, mas continuo a pensar que nunca deveria ter substituído o atendimento no SAP do Centro de Saúde de Valença, mas sim ser um complemento às urgências de Valença. Pergunto eu, e se existirem dois casos críticos em simultâneo em pontos díspares do concelho?

Shocked
Caça Fantasmas
Caça Fantasmas
Membro
Membro

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 66
Data de inscrição : 20/08/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por gijo 7/8/2008, 02:27

Boas Caça Fantasmas... anda mesmo uma ambulancia "igual" a essa desde do dia 1 de Junho! o governo é ke tem feito com que os portugueses pensem que as ambulancias vem para substituir os SAP... caso não saibas o nosso SAP continua em pleno funcionamento... e esta ambulancia é mesmo para um reforço dos meios Pré-hospitalares.... um complemento ou o que lhe queiram chamar...

respondo á tua pergunta com outra pergunta: E antigamente se existissem dois casos critcos em simultaneo em pontos dispares do concelho?

eu respondo duma forma simples...

TODOS OS MEIOS SÃO FINITOS...

O SIEM (Sistema Integrado de Emergencia Médica) é constituido por Bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa, Protecção Civil e publico em geram...

quando existe mais que um sinistro de alguma gravidade e existe a ruptura de meios duma determinada zona, região ou corporação de bombeiros, são acionados mais meios proximos desses sinistros pertencentes por a outras coporporações...

dou um exemplo...

ha uns anos atraz, houve um acidente grave na A3 depois da saida de sapardos em direcção a ponte de lima... Area de intervenção dos B.V. Valença... Muitos meios de socorro dos bombeiros estavam lá...

ora que se da um novo acidente em Verdoejo, acidente tambem grave... os B. V. Valença não tinham mais meios de socorros adequados naquele momento, pois estavam no acidente anterior. O que aconteceu é ke foram outras corporações de bombeiros acorrer a esse sinistro...

o mal é ke o povo portugues ker ter, um hospital, uma ambulancia e uma viatura média á porta de casa... isso é IMPOSSIVEL!!!

mas a culpa tb é em parte da comunicação social ke envenena as pessoas sempre com as mesmas historias... o INEM isto o INEM akilo... mas so contam o ke acontece de mal... e as pessoas ke morrem.,.. as pessoas ke são salvas são simplesmente eskecidas...

meus amigos... tanto que se fala de espanha... mas digo-vos... em espanha é muito normal os utententes esperarem muito tempo pela assistencia medica...

por isso não vamos dramatizar as coisas...

um abraço a todos! qq duvida disponham...
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências Empty Re: Comunicado do Ministério da Saúde sobre fecho Urgências

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos