Fórum de Valença do Minho
Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

2 participantes

Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Valdemar Moreira 15/8/2008, 16:47

LUZ NO ADRO DA IGREJA E S. TEOTÓNIO.
Foi com todo o agrado que vi já a luz do adro da igreja de Ganfei a funcionar. Ficou muito bonito o adro iluminado e sem os fios a atravessarem o mesmo pelo ar e a danificar a quem fotos queria tirar ao monumento. Parabéns, porque sendo um monumento nacional era uma vergonha, para quem de Lisboa fiscaliza a nossa terra e nunca viu os fios na frente da Igreja.

Por outro lado também quero dizer que os arruamentos de S. TEOTÓNIO, já tem nova luz e piso em pedra, substituindo o alcatrão. Aí até já parece uma cidade nova e candeeiros modernos. Boa luz sim mas no local onde se pretende preservar o antigo, no seio de casas de pedra colocar aquela iluminação, é uma vergonha de modernice arquitectónica. Afinal onde está a preservação do património? Exige-se ao particular e fazemos pior! Bem diz o ditado, olha o que eu digo e não o que eu faço.
Até parece que o tipo dos furos artesianos para poços se esqueceu dos tubos onde andou a fazer prospecção. 🐘
avatar
Valdemar Moreira
Membro
Membro

Nº de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/04/2008
5

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Valdemar Moreira 16/8/2008, 16:58

LUZ DO ADRO DA IGREJA E ACESSOS AO S. TEOTÓNIO.
Volto á noticia anterior, porque me revolta ver, o pouco e o nada que fazem, a não ser gastar dinheiro, porque parece que há interesse em mandar fazer obras a prestações para dar mais rendimento não sei a quem.
Do adro da igreja, saíram os cabos da luz que durante anos ninguém se apercebeu que estavam na frente do principal monumento ganfeiemse, nem a gente de fiscalização e de obras que fizeram as mesmas ultimamente, na igreja.
Agora não sei porque diabo mandou-se fazer iluminação exterior, única igreja que faltava.
Retirara-se os ditos cabos aereos, e tal como a mulher porca varreu-se a sala e deitou-se o lixo debaixo da cama.
Imporrou-se um cabo para a frente do cemitério a atravessar o largo. Alguém se esqueceu que o largo é até á parte exterir do cruzeiro, ou seja até ao caminho municipal.
Que triste esta última obra e tão boa era de fazer.
Fica aqui o reparo para daqui a muitos anos ser rectificado. 🐘

Ainda mais que reparei, no acesso ao S. Teotónio, desde postes de pinheiro, os mais antigos, tem de cimento e agora, depois de alguém ter gasto bom dinheiro na reparação da casa, toda em pedra á vista, foram colocar mesmo frente na perede, o raio do furo com tubo para o Sr. Manuel Ribeiro ter água com fartura na sua adega e ainda colocaram lá uma luz para dar força ao vinho. Isto é para se ver o que são as novas arquitecturas, e quem paga para tal. affraid
avatar
Valdemar Moreira
Membro
Membro

Nº de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/04/2008
5

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Valdemar Moreira 17/8/2008, 19:12

SÓ MAIS UMA.
Mas o melhor é que as consolas de ferro da antiga linha, uma na igreja e outra no edifício lado esquerdo, como já são consideradas monumento nacional não saíram de lá, porque é necessário solicitar autorização aos serviços de Lisboa.
Que pena é, porque nem dá para os pardais estacionarem lá.
Fica aqui o reparo.
avatar
Valdemar Moreira
Membro
Membro

Nº de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/04/2008
5

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por gaby 18/8/2008, 21:20

Concordo na sua opinião dos candeeiros até S.Teotónio, na minha opinião são demasiado modernos para o local.
E se formos atentos na estrada de acesso ao clube está um candeeiro mesmo no meio de uma entrada de uma casa ou de uma futura entrada, pelo menos existe essa abertura no muro que penso que seja para esse efeito.
gaby
gaby
Membro
Membro

Feminino
Idade : 36
Localização : Ganfei, Valença
Nº de Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Valdemar Moreira 19/8/2008, 21:41

Gabi: Visitei o local por curiosidade, e junto ao clube e até ao S. Teotónio não vi nada frente ás entradas, e considero correcto a colocação que vi, sem afectar seja quem for, isto no meu entender, mas uma coisa vi que de nada tem de agrado, é que alguns candeeiros ou não acenderam ou já ficaram assim.
Afinal se é tudo novo já não dão luz, e o da porta do clube que mais falta faz para ver as escadas, e não há quem alerte o assunto.
Continua com certezas e a alertar o que se vê pois só assim merece a pena escrever, para que quem está longe possa ver o que cá se passa, e os da casa verificar os erros. Falta acrescentar aqui com todas estas lembranças e comentários umas fotos a enfeitar, mas eu ainda não sei colocar as mesmas, nem sei se há espaço.
avatar
Valdemar Moreira
Membro
Membro

Nº de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/04/2008
5

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Valdemar Moreira 7/10/2008, 17:10

Afinal, volto ao caso de luz, e hoje mais para os serviços EDP, que fazem as mudanças de cabos da rede.

Pois a doença é crónica, porque o serviço é sempre feito pelo mesmo género.
O principal, é que os velhos ferros, presos nas paredes, continuam a fazer parte do património nacional da velhice, e desleixo de quem faz e de quem fiscaliza , porque só andam a passar o tempo e a deixar a vergonha para toda a gente ver, além de envergonhar um patrão, que ninguém conhece e que não tem cara para se defender.
No lugar do Baroso, mesmo no largo, freguesia de Ganfei, foi retirado um postalete que se encontrava na esquina de uma casa, em ruina, e porque o mesmo estava além de a cair, a desfazer a parede. Foram substituidos alguns dos cabos por novos, mas as consolas que suportavam o postalete, lá ficaram a demolir o cunhal do prédio que é em pedra.
Só visto. Chama-se daqui a atenção da EDP, para ver também aquilo que é feito e pago com o nosso dinheiro. Ver este local e a mesma obra na igreja e convento.
avatar
Valdemar Moreira
Membro
Membro

Nº de Mensagens : 22
Data de inscrição : 18/04/2008
5

Ir para o topo Ir para baixo

Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio Empty Re: Ganfei - O adro da Igreja e de S. Teotónio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos