Fórum de Valença do Minho
Concordo com o Encerramento do SAP! Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Concordo com o Encerramento do SAP! Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Concordo com o Encerramento do SAP!

5 participantes

Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 31/3/2010, 01:50

Boa Noite, antes de começarem a criticar pelo titulo leiam até ao FIM.

1- O Serviço que reclamamos nunca foi um serviço de Urgencia, apenas um SAP, que nao tem valencias para serviços de Urgencia.

E as diferenças são muitas, enquanto um SAP, é um serviço de parca qualidade, um SUB(caso de Monção), é um serviço de Urgencia, composto por 2 Mêdicos, 2 Enfermeiros e um Tecnico de Raio X, alem de dispor de uma "Via Verde Coronaria" que permite a rapida comunicação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes(CODU) o que premite um diagnostico mais precoce de enfarte do miocardio.

2- Nenhum dos casos que eram apresentados durante o periodo nocturno no SAP de Valença era realmente urgente/emergente, um doente de tipo Urgente/Emergente deve ser encaminhado em Ambulância para o Serviço Indicado pelo CODU, e nunca para um SAP. Ou seja quem se deslocava ao SAP em periodo nocturno eram doente transportados por algum familiar ou em viatura propia, não tendo qualquer risco de vida, pois mais uma vez digo que o SAP de Valença não tinha condições para estabilizar doentes Urgentes.

3- Foi atribuia a Valença uma Ambulância SIV, criando assim o primeiro Serviço tripulado totalmente pelo INEM em Valença, uma Ambulancia que dispoêm de 1 TAE(Tecnico de Ambulancia de Emergencia) e 1 Enfermeiro, alem de possuir diverso equipamento como um monitor de sinais vitais, pace maker externo, desfibrilhador manual farmacos de emergencia e acessorios para a sua preparação, está ambulancia é dirigida pelo CODU, e muitos valencianos ser perguntaram: Mas porque é que o INEM vai directo para Viana? A resposta é simples, porque o CODU orienta o doente, atraves dos dados fornecidos pelo enfermeiro, e cabe ao CODU decidir qual o Hospital com as valencias mais adequadas para receber o doente, no caso do SAP de Valença não tinha nem tem nenhuma valencia para receber doentes Urgentes por isso o CODU mandava encaminhar todos os doente urgentes para Centro Hospitalar do Alto Minho, Viana.

4- Neste momento a ideia que as pessoas tem sobre o funcionamento do Serviço de Urgencia é errada, porque um doente que seja transportado para o SUB de Monção por ordem do CODU nunca ira fazer o percurso inverso novamente para Viana, salvo raras excepçoes, isto porque como expliquei atras, quando o CODU da ordem para que o doente seja encaminhado para Monção sabe antecipadamente que estão disponiveis as valencias necessárias para estabilizar e recuperar o doente, e só será transportado para Viana se o seu estado se agravar, o que será pouco provavel pois o SUB tem meios tecnicos e humanos para estabilizar e recuperar o doente.

5- Por ultimo, o que tinhamos neste momento em Valença e sempre tivemos, era exactamente a mesma coisa, que o serviço de consultas durante o dia, ou seja o médico avalia va o nosso caso, e tomaria dois caminhos; 1 - Envia o doente para Viana do Castelo porque o SAP não tem a valencia necessária, ou envia o doente para casa.

Ou seja e resumindo o que estou a tentar dizer é que o SAP de valença não tem condições para quem realmente precisa, apenas serve para uma dor de barriga ou um corte mais pequeno. E não fiquem com a ideia errada, quem vai para Monção nao vai andar outraves para tras para ir para Viana, porque Monção tem as valencias suficientes para admitir doentes urgentes. Já tive que me dirigir ao SUB de Monção 2 vezes e foi totalmente bem recebido e fiquei satisfeito com o Serviço, o que me leva a escrever isto, e a dizer, não critiquem sem conhecerem, e quanto a localização do serviço ser em Valença e não em Monção, lembrem-se a distancia que seria por exemplo doente urgentes de Melgaço e Castro Laboreiro por exemplo terem que vir até Valença para serem atendidos com Urgencia, certamente a distancia seria mais do que a nossa, e se nos pagamos impostos eles tambem, não pensemos só em nos.

Com os melhores cumprimentos.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 31/3/2010, 01:51

Existem aqui membros ligados ao Serviço de Emergencia Medica, e as SIV que podem confirmar tudo isto.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 31/3/2010, 11:50

No fundo o que os Valencianos estão a pedir é o que há em Monção deveria de estar em Valença... mas como só se grita a palavra GUERRA e não se explicam as coisas como deve de ser, acontece isto. Pelo que entendi e já li, tudo isto esta-se a passar porque o nosso "D. Sebastião" que que regressou numa manha de nevoeiro para salvar o povo de Valença... depois de duas derrotas seguidas para a Camara, lembrou-se de propor no parlamento, que o serviço que estava adjudicado a Valença, passa-se para Monção. Não estou a dizer que Monção não tenha direito a esse serviço, porque na minha opinião deveria de haver em todas as localidades, com a saúde não se brinca e 1 minuto pode fazer a diferença.
Quando a carrinha do Noddy, quer dizer os INEM haver se fazem menos barulho que ate assustam a gente! Ainda que com maior população Lisboa e Porto tem 2 destes tais serviços nocturnos... mas deve de ser porque la para a maior parte da escumalha politica que querem estar bem servidos!
Mas também sei que estamos em época de apertar o cinto... só não sei é porque temos de ser sempre nós, a plebe a ter que o fazer e a ser prejudicada, porque é que não reduzem antes o numero de deputados e as regalias destes que por vezes têm mais de dois empregos(quero dizer salários), porque é que não põem também os médicos e os juízes a trabalhar a serio, porque é que os presos das prisões só dão despesas e não lucros com trabalhos... neste momentos as prisões são estadias de ferias com estadias, comida e roupa lavada e nos tempos livres foruns de onde os presos trocam ideias e conhecimentos! Porque é que ontem e só ontem se podia ver GNR em todas as rotundas?...

Razões na minha opinião para que este serviço seja em Valença e não em Monção:

- A razão principal para que este serviço fosse para Monção é que coitadinhos dos de Melgaço que estão muito longe... no fundo estão longe de Viana, mas se calhar mais perto de Ourense, podia -se tirar utilidade da União europeia. Mas de qualquer das formas quem é de Melgaço tanto-lhe da ir para Monção como Valença, tanto uma como outra ficam a caminho de Viana, tirando o facto que um Valenciano tem que percorrer a mesma distancia para ir a Viana que um de Melgaço, os quase 20km ate Monção transformam-se em 40Km e dos 51km de distancia de Viana ficamos a 90km+-

- Outra das razões é que nos somos cidade e Monção não, portanto já que vamos pagar mais impostos por ser cidade deveríamos ter mais regalias (a contribuição autartica de minha casa já subiu).

- Maior transito automóvel e pessoas, temos a fronteira que deve de ser mais transitada do pais, hotéis e residenciais cheias... creio que fica um bocadinho mal a alguém que ficou em Valença e se encontrou mal ter que fazer um "visitas guiada" antes de ir para o hospital.

- Em principio vamos ter o TGV a passar e parar por cá... mas não temos hospital!!!

- Temos uma auto-estrada... mas não interessa se alguém estiver a "tenir" com as tripas de fora, pode aguentar mais 20km que não lhe faz mal nenhum.

- As fabricas que trabalham a noite de Valença e Cerveira...

De momento só me lembro de estas razões, mas se me ocorrerem mais venho cá postar, se alguém tiver razões de peso para que seja em Monção e não em Valença que poste para poder discutir!
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 31/3/2010, 14:37

[quote="Capitan"]
Razões na minha opinião para que este serviço seja em Valença e não em Monção:

- A razão principal para que este serviço fosse para Monção é que coitadinhos dos de Melgaço que estão muito longe... no fundo estão longe de Viana, mas se calhar mais perto de Ourense, podia -se tirar utilidade da União europeia. Mas de qualquer das formas quem é de Melgaço tanto-lhe da ir para Monção como Valença, tanto uma como outra ficam a caminho de Viana, tirando o facto que um Valenciano tem que percorrer a mesma distancia para ir a Viana que um de Melgaço, os quase 20km ate Monção transformam-se em 40Km e dos 51km de distancia de
Viana ficamos a 90km+-

Eles pagam impostos em Portugal como nos, não tem que ser atendidos em Espanha, tem que ter um serviço de proximidade em Portugal, e não é verdade que tanto lhe da ir para Monção do que para Valença, porque nos estamos a 18km da Urgencia e eles estaram ao dobro quase, mais 18km para Valença não é bem tanto lhe da.

- Outra das razões é que nos somos cidade e Monção não, portanto já que vamos pagar mais impostos por ser cidade deveríamos ter mais regalias (a contribuição autartica de minha casa já subiu).

A decisão foi tomada muitos antes de Valença ser cidade, por isso nada mais a dizer, arrisco me até a dizer que a elevação a cidade foi talvez um jogo para tentar mudar as coisas.Alem de que ainda nao temos sustentabilidade para ser cidade para termos assim tantas regalias.

- Maior transito automóvel e pessoas, temos a fronteira que deve de ser mais transitada do pais, hotéis e residenciais cheias... creio que fica um bocadinho mal a alguém que ficou em Valença e se encontrou mal ter que fazer um "visitas guiada" antes de ir para o hospital.

Salvo erro Monção até tem mais população do que nos, nesse sentido nada a dizer tambem, as coisas nao se medem por ai.

- Em principio vamos ter o TGV a passar e parar por cá... mas não temos hospital!!!

Em principio pode ser muita coisa, em principio será so de mercadorias, tem alguma coisa a ver com o SAP?

- Temos uma auto-estrada... mas não interessa se alguém estiver a "tenir" com as tripas de fora, pode aguentar mais 20km que não lhe faz mal nenhum.

Se alguem estiver a "tenir" com as tripas de fora é activada a SIV do INEM que encaminha o Doente para o sitio com as valencias necessárias, adiantara de nada ter o SAP numa situação dessas pois nao tem capacidade para tratar doentes urgentes.

- As fabricas que trabalham a noite de Valença e Cerveira...

A resposta é a mesma de cima.

Já respondi em Negrito!

O SAP, não tem capacidades nenhumas para seja o que for, e se me perguntarem se as URGENCIAS deveriam ter sido criadas em Valença, eu responderia que não porque realmente a quem tenha que fazer mais KM do que nos e ainda nao se queixou.

Façam as coisas como deve ser e vou ver como vão ser bem atendidos.

Se for Urgente, liguem 112.

Se for uma "dor de barriga" esperem pela consulta no dia a seguir ao vão a Monção.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 31/3/2010, 16:52

Não me estou a referir a SAP, mas sim ao que queiras chamar que puseram em monção, como podes ler nunca utilizei esse termo...

É verdade, o de valença passar a cidade é posterior a decisão de transferir isso que tu quiseres chamar para monção, MAS num principio era em valença e não em monção que ia ficar e por isso até ja fizeram obras no hospital de Valença para tal e creio que neste momento Monção ainda não tem ese equipamento de que tanto se fala (raio x e as analises)

Quanto aos impostos estou-me a referir que souberam aumentados por passar-mos a cidade, mas ainda não tivemos nada de novo!

Quanto a população não me estou so a referir só a residentes, mas sim a que por ca passa, e não queiras comparar a area de monção com a de valença nem o numero de freguesias...

Quando me referi as distancias estava a referir a distancia valença - monção - viana ser igual a de melgaço - monção - viana porque em monção não vão ter resposta para tudo!

Quanto a "dor de barriga" de depende... a apendicite deve de se traduzir em fortes dores de barriga (nunca tive não posso assegurar) e não pode ficar para a consulta do dia seguinte ou então vais fazer 40km+- a mais para te enviarem para Viana ou porto e creio que se tens um familiar a sentir-se mal a primeira atitude que tens é de pegar nele, mete-lo no carro e levar ao hospital, não vais esperar uma ambulância a menos que esteja inconsciente, a "tenir" ou não sabes o que fazer. É verdade também que na nossa zona toda a gente tem medico de familia... mas sabes quanto tens que esperar por uma consulta? no minimo um mês e a horas que tens que la estar a esperar no hospital... Sera que esses 2 medicos e 2 enfermeiros vão dar conta do recado de Monção, Valença e Melgaço? pode haver noites que não se faça nada, mas também pode ser que não... se quando eram SAPs so com a população residente e sem as gravidades era o que era, agora com pelo menos 3 concelhos...
E será que os INEMs que andam por ai serão suficientes? ouvi falar em 4, agora não sei se é no distrito de viana ou nesta zona... um 5º que se encontre mesmo mal em melgaço ou valença esta bem lixado porque eles não vão estar todo tempo disponiveis.
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Boss 31/3/2010, 17:13

Creio que as opiniões do Pacheco e do Capitan, ambas são muito válidas. Claro que o SAP da maneira como funcionava não era viável, mas poderiam fazer em Valença o que fizeram em Monção...

Gostaria de perguntar ao Capitan, se o tal D. Sebastião será o Campos Ferreira? Será...
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 31/3/2010, 19:26

Olá, sim poderiam fazer em Valença o que fizerem em Monção mas ai estáriamos a aumentar o tempo de espera dos doentes de melgaço, até chegarem a um Hospital, acho que a ideia que aqui esta errada é a de termos que andar : VALENÇA - MONÇÃO - VALENÇA - VIANA.

Como disse se fizermos as coisas conscientemente muito raramente isto vai acontecer.

Primeiro porque como disse casos que tem risco de vida, não devemos estar armados em Pilotos, e devemos chamar a Ambulância do INEM, (que são duas em Valença uma SIV e uma PEM(Posto de Emergencia Medica) mais as dos Bombeiros que penso que são +2. Mais uma em Melgaço e Reservas em Cerveira e penso que existem mais PEM por aqui perto.)

Segundo ser for uma "dor de barriga" enteda-se por coisa menos grave, certamente Monção estara equipado com as valencias necessarias para isso e não teremos que ir a Viana.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 1/4/2010, 15:44

Acertas te em cheio Boss no nosso D.Sebastião... também não estava difícil!!!

A mim tanto me dá que as tais "Urgências" sejam em Valença ou Monção... quero é que no dia que precisar ter uma resposta rápida e efectiva, não andar a passear de um lado para outro para nada... e para já ainda não aconteceu nada a ninguém, mas quando acontecer vais ouvir revoltas muito maiores e se te acontece a ti (que nunca aconteça) vais mudar e opinião.

Pergunta:

Se te sentes mal a noite, não consegues dormir, nem deixas dormir ninguém e te sentes cada vez pior, que fazes? aguentas ate que as consultas abram ao dia seguinte e esperas por vez, se a tiveres ou vais as chamadas urgências?

A menos que sejas medico nunca saberás se o que tens é grave ou pode esperar, só eles o podem dizer ao certo e de certeza que os técnicos do INEM não têm capacidade de diagnostico, mas sim sustentação de vida!

Há coisas neste sistema que podem falhar e custar vidas? como:

- os INEM podem estar já ocupados (chama-se os bombeiros mas já não são o INEM)

- Quantos bombeiros têm que de serviço e ambulâncias disponíveis por noite para não falhar nada, como dizes tu, e bem, quem vai ao centro de saúde num estado grave por assim dizer deve de ir em ambulância... mas fazendo contas de uma probabilidade por alto: os INEM ocupados, uma ambulância em serviço a transportar para Monção (com 2 homens mínimo, ainda que serviço rápido) e outra a transportar para Viana (com +2 homens serviço demorado) e pelo menos mais um homem no quartel que faz 5 (não esta exagerado)... pergunta... quem paga a estes homens... sei que os nossos bombeiros são Voluntários, mas cada um tem o seu emprego de dia e não podem andar a fazer isso muitas vezes.

- Já estive nas urgências uma noite e era o 6º a la aparecer, por dificuldades respiratórias e estava da um com um corte a precisar de um "remendo" e uma velhota que tinha chegado de ambulância entre outros com doenças leves... se multiplicar-mos isso por 3 concelhos... será que os 2 médicos e os 2 enfermeiros chegam...

- Para não falar do estado das urgências de Viana ou de qualquer outro hospital português...

Mas mudando de tema e falando calmamente... será esta a melhor resposta? Economicamente é mais viável, mas e humanamente?

Sou da opinião que em vez de melhorar e disfarçar estes SAPs se deveria de construir um Hospital em condições e com tudo, dividindo o caos e o pânico, por assim dizer, do Hospital de Viana (podendo também fazer-se em outros pontos do pais). Sendo assim, os dividia-se o distrito de Viana em 2, onde este Hospital abrangeria utentes Cerveira, Coura, Valença, Monção e Melgaço dos restantes, diminuindo distancias tanto para emergências como internamentos, haver um "serviço completo" mais próximo e diminuição do "CAOS e PÂNICO" de Viana. Eu arriscava ate em propor o fecho do 5 hospitais existentes para a construção só deste, onde ate as consultas passariam para este novo onde tanto o Hospital como as Câmaras pudessem dispor transportes a determinadas horas do dia para consultas de manha, meio dia e ao fim do dia (só com muita sorte é que não se perde meio dia de espera num hospital para as consultas). Com isto diminuiria-se as despesas do Hospital de Viana e dos 5 hospitais existentes, no caso do fecho destes (os quais podem se transformar facilmente em lares de idosos melhores que os existentes ou outra coisa parecida). Quanto a localização deveria de ser em Valença ou Monção, já que são as mais centrais, ainda que eu apostava mais em Valença, não só para puxar o lume a minha sardinha, mas sim por tudo o que presenta neste momento Valença, como a elevação a cidades, vias de comunicação (auto estrada, fronteira, linha de caminho de ferro, possível TGV, aeródromo), e alguma mais que não me recordo neste momento...
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 1/4/2010, 20:25

Capitan escreveu:Acertas te em cheio Boss no nosso D.Sebastião... também não estava difícil!!!

A mim tanto me dá que as tais "Urgências" sejam em Valença ou Monção... quero é que no dia que precisar ter uma resposta rápida e efectiva, não andar a passear de um lado para outro para nada... e para já ainda não aconteceu nada a ninguém, mas quando acontecer vais ouvir revoltas muito maiores e se te acontece a ti (que nunca aconteça) vais mudar e opinião.

Pergunta:

Se te sentes mal a noite, não consegues dormir, nem deixas dormir ninguém e te sentes cada vez pior, que fazes? aguentas ate que as consultas abram ao dia seguinte e esperas por vez, se a tiveres ou vais as chamadas urgências?

Vou a SUB de Monção é para isso que ele serve ou ligo para a Linha da Saude, que tambem pode ajudar e muito a diagnosticar e aconselhar, e caso nao saibas a linha da Saude
[800 24 24 24] vai te aconselhar melhor e se tiveres que ir ao hospital quando la chegares eles ja estão a tua espera porque são avisados pela linda da saude e passam a informação. Se for mesmo insuportavel chamo o 112, é para isso que serve a linha



A menos que sejas medico nunca saberás se o que tens é grave ou pode esperar, só eles o podem dizer ao certo e de certeza que os técnicos do INEM não têm capacidade de diagnostico, mas sim sustentação de vida!

Os Tecnicos do INEM tem que ter capacidade de diagnostico, senao como achas que te administram farmacos, tem que saber o que te estão a dar e para quem, alem de que uma SIV tem um enfermeiro sempre la dentro e em ultimo caso pede apoio a VMER. Alem de que avaliando certos factores podes saber o que te esta a causar a dor e saber se é grave ou não.

Há coisas neste sistema que podem falhar e custar vidas? como:

- os INEM podem estar já ocupados (chama-se os bombeiros mas já não são o INEM)

Ambulancias SIV

1-Valenaça
1-Melgaço
1-Ponte de Lima
1-Arcos de Valdevez

PEM(Ambulancias Posto de Emergencia Medica)

1-Valença
1-Caminha
1-Melgaço
1-Ponte de Lima

+Ambulancias dos Bombeiros.

Repare que se ouver uma catastrofe tambem nao temos Ambulancias para todo, mas em algum lado se arranja, já tivemos um acidente em que veio as VMER de Viana,Braga e Barcelos.E a SIV de Valença tambem ja foi a um acidente a Caminha.Deviamos era pedir mais meios e quem sabe uma VMER em Monção, antes que digam alguma coisa em Valença não pode ser porque tem que estar numa Urgencia, e penso que em Monção secalhar tambem não, acho que tem que ser Urgencia Medico Cirurgica como Viana.




- Quantos bombeiros têm que de serviço e ambulâncias disponíveis por noite para não falhar nada, como dizes tu, e bem, quem vai ao centro de saúde num estado grave por assim dizer deve de ir em ambulância... mas fazendo contas de uma probabilidade por alto: os INEM ocupados, uma ambulância em serviço a transportar para Monção (com 2 homens mínimo, ainda que serviço rápido) e outra a transportar para Viana (com +2 homens serviço demorado) e pelo menos mais um homem no quartel que faz 5 (não esta exagerado)... pergunta... quem paga a estes homens... sei que os nossos bombeiros são Voluntários, mas cada um tem o seu emprego de dia e não podem andar a fazer isso muitas vezes.

Respondi em cima.

- Já estive nas urgências uma noite e era o 6º a la aparecer, por dificuldades respiratórias e estava da um com um corte a precisar de um "remendo" e uma velhota que tinha chegado de ambulância entre outros com doenças leves... se multiplicar-mos isso por 3 concelhos... será que os 2 médicos e os 2 enfermeiros chegam...

Em que Urgencias,Monção? Ainda hoje la estive e acho que os meios tanto humanos como materiais são suficientes para o que la vai. Ah e quanto a Radiologia em Monção, funciona sim senhora, ainda hoje la estive vi o serviço e falei com a menina que opera a maquina. Depois em Monção aquilo funciona com a Traigem de Manchester, como em Viana, ou seja vais a sala de triagem e dao te uma pulseira com uma cor que representa o teu estado, Emergente, Urgente, Pouco Urgente, Nada Urgente e Normal acho que é isto.

- Para não falar do estado das urgências de Viana ou de qualquer outro hospital português...

Mas acredita que as Urgencias de Monção estao muito bem, muito melhor atendimento que o SAP e tudo a funcionar melhor, tem desde de sala de Inaloterapia, ate Observação, consultorio, Raio X, etç.

Mas mudando de tema e falando calmamente... será esta a melhor resposta? Economicamente é mais viável, mas e humanamente?

Sou da opinião que em vez de melhorar e disfarçar estes SAPs se deveria de construir um Hospital em condições e com tudo, dividindo o caos e o pânico, por assim dizer, do Hospital de Viana (podendo também fazer-se em outros pontos do pais). Sendo assim, os dividia-se o distrito de Viana em 2, onde este Hospital abrangeria utentes Cerveira, Coura, Valença, Monção e Melgaço dos restantes, diminuindo distancias tanto para emergências como internamentos, haver um "serviço completo" mais próximo e diminuição do "CAOS e PÂNICO" de Viana. Eu arriscava ate em propor o fecho do 5 hospitais existentes para a construção só deste, onde ate as consultas passariam para este novo onde tanto o Hospital como as Câmaras pudessem dispor transportes a determinadas horas do dia para consultas de manha, meio dia e ao fim do dia (só com muita sorte é que não se perde meio dia de espera num hospital para as consultas). Com isto diminuiria-se as despesas do Hospital de Viana e dos 5 hospitais existentes, no caso do fecho destes (os quais podem se transformar facilmente em lares de idosos melhores que os existentes ou outra coisa parecida). Quanto a localização deveria de ser em Valença ou Monção, já que são as mais centrais, ainda que eu apostava mais em Valença, não só para puxar o lume a minha sardinha, mas sim por tudo o que presenta neste momento Valença, como a elevação a cidades, vias de comunicação (auto estrada, fronteira, linha de caminho de ferro, possível TGV, aeródromo), e alguma mais que não me recordo neste momento...
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 5/4/2010, 01:40

Olá, gostaria so de sublinhar o seguinte, li isto no JN:

Dito por Carla Natal

"Fui a Vigo. Foi muito mais rápido. Decidi ir directamente a Espanha. Se chamarmos uma ambulância, ela leva-nos para o Centro de Saúde de Monção e só ali é que somos encaminhados para o Hospital de Viana do Castelo, que fica a 45 quilómetros daqui. Enquanto andamos nas ambulâncias de um lado para o outro, fica mais rápido ir a Espanha", observa a utente, em declarações à Lusa.

Isto por causa de um dedo do pé partido.

Ora gostava de perguntar a senhora qual é a formação que ela tem em Medicina, e quem lhe garante que ao chegar a Monção é transferida para Viana em vez de ser atendida lá e regressar a casa. Gostária tambem de lhe dizer que está errada, e o tempo que ela perdeu a ir a Vigo no seu veiculo pessoal, demorou certamente mais do que uma Ambulancia demoraria a chegar a Viana.

E já agora perguntar tambem porque não fui primeiro ao Centro de Saude de Tui, em vez de ir directa a Vigo? Porque sabia certamente que nao tinha valencias, tal como o SAP de Valença não as tem. Por isso escusada sera dizer que de nada adianta estar aberto. Já Monção penso eu de que, tem a valencia necessaria para receber um doente, com um dedo do pé partido.

Aproveito tambem para dizer que não nos leva para o Centro de Saude de Monção, leva nos para o Serviço de Urgencia de Monção, para o Centro de Saude era o que nos tinhamos aqui e pelos vistos para onde a senhora queria ir.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 6/4/2010, 15:04

Teoricamente tens toda a razão, falta ver em campo... mas continuo a realçar a minha ideia de que tanto as ambulâncias como o INEM são ocupadas em tempo e espaço e não podemos contar muito também com as de outros lados porque também podem estar ocupadas ou então fica essa zona sem INEM. Não faz falta uma catástrofe para acontecerem coisas. Quando dizes também que Melgaço esta muito longe para vir a umas urgências a Valença respondo-te da mesma maneira, se É grave... ""INEM"", se pode aguentar pelo dia seguinte... "AGUENTA". Mas vamos dar uma oportunidade haver o que sucede nos próximos dias!

Quanto ao poder de diagnostico do técnico de saúde, ou como se chame do INEM, continuo a crer que se baseia em sustentação de vida ate chegar a um hospital (já por isso recebem muito menos que um medico por noite ainda que correm muitos mais riscos). Ouvi dizer que um medico está à recebe por noite 500 Euros, não sei se é verdade, mas se for é um grande abuso, já que cobram isso por cumprir o seu dever "deontológico" (acho que é assim que se diz), se não querem diminui-se a media de entrada para medicina, cria-se maior concorrência entre médicos e alguém há de querer!!! Enquanto que os técnicos dos INEM recebem por mês. Se estes técnicos tivessem esse poder de diagnostico que tu dizes era fácil de resolver o problemas dos fechos das urgências, punha-se esses técnicos em vez dos médicos e tudo aberto, uma espécie de INEM fixo!

E agora diz-me uma coisa será melhor este serviço em Monção onde só acolhe Monção, Melgaço e Valença ou em Valença onde pode acolher Valença, Monção, Melgaço, Coura e Cerveira... pela tua ordem de ideias Cerveira e Coura também seriam beneficiados... ainda que tem de vir para traz, mas pelo menos já não vão directos para o "inferno" do Hospital de Viana, e como temos os tais INEM Melgaço nunca sai prejudicado!

Não há mais ninguém com opinião no tema? Gostava de ler mais opiniões...
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 7/4/2010, 00:30

De acordo com as informações preliminares conseguidas apurar, hoje, dia 6 de Abril, pelas 08h45m, deu entrada no Centro de Saúde de Valença, trazido pelos Bombeiros, um indivíduo do sexo masculino, com cerca de 82 anos de idade, em paragem cardio-respiratória. Apesar das tentativas de reanimação realizadas pelos profissionais de saúde, o doente acabou por falecer.


A Administração Regional de Saúde do Norte, IP, gostaria de, em primeiro lugar, apresentar as mais sinceras condolências aos familiares desta vítima mortal e agradecer aos profissionais do Centro de Saúde de Valença pelo trabalho desempenhado.


A Administração Regional de Saúde do Norte, IP, gostaria ainda de esclarecer o seguinte:


O doente deu entrada no Centro de Saúde de Valença no seu horário normal de funcionamento (depois das 08h00), não estado relacionado este episódio com a alteração do seu horário de funcionamento;
De acordo com as informações existentes, não foi contactado o INEM nem pela família, nem pelos Bombeiros; Este conjunto de factos traduz exactamente o que não deve ser efectuado e consubstancia as razões que levaram o Ministério da Saúde a alterar o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Valença;


a. Nos casos urgentes/emergentes deve ser contactado o 112 (CODU/INEM) que, em função da informação que lhes é transmitida, decide o envio do meio mais adequado (neste caso, poderia ter sido enviada uma ambulância de SIV - Suporte Imediato de Vida existente em Valença, com um enfermeiro com elevada experiência nestas situações, ou mesmo uma VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação existente em Viana do Castelo, com médico e enfermeiro), que deslocando-se directamente a casa do doente, poderia ter prestado os cuidados de saúde mais adequados à sua situação clínica;
b. Os centros de saúde não possuem condições técnicas, nem recursos humanos com a experiência para atender casos emergentes. O facto deste tipo de doentes ser transportado para estes locais, em vez de ser logo orientado para a rede de serviços de urgência, implica uma perda de tempo no seu correcto atendimento que pode ter consequências irreversíveis;
c. Na altura da recepção do doente no Centro de Saúde de Valença já se encontravam ao serviço vários médicos e enfermeiros que tentaram auxiliar no seu tratamento. Deve-se aproveitar este caso para reflectir o que seria se ele fosse um dos 1,7 doentes que eram atendidos durante o período das 00h00 às 08h00, em que só se encontravam ao serviço um médico e um enfermeiro.

Se é Urgente chama-se o 112 e nunca os Bombeiros, é ridiculo isto que fizeram, e nunca o SAP tem nem vai ter condições para isto, se a chamada de socorro tive-se sido feita como deve ser, este senhor secalhar estava vivo. E continuo achar ridiculo os Bombeiros transportarem alguem Urgente para os SAP, mas afinal o que é isto, eles não tem conhecimentos suficientes para saber que aquilo não tem valencias de urgencia.

Este comunicado de esclarecimento do Ministerio da Saude confirma o que eu digo!
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 7/4/2010, 02:09

"Este comunicado de esclarecimento do Ministerio da Saude confirma o que eu digo!"

Mais do que esclarecer o que dizes, aumenta o receio dos Valencianos... Será que se as condições que dizes que há em Monção, estivessem em Valença este homem teria uma oportunidade? (quem diz em Valença, diz qualquer outra parte do país)

Neste caso há algo que não bate bem... é normal a família não saber dizer o que tem, mas os bombeiros não terem contactado o INEM nem se terem dirigido directamente a Monção não esta a cheirar bem! E la esta o que eu venho dizendo... um falho no sistema que custou uma vida humana e não foi preciso os INEM estarem ocupados!
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Boss 7/4/2010, 23:22

Através do Fórum, recebi esta missiva, de autoria de um leitor:

"Fui hoje confrontado com o título do Público, “”Valença será espanhola até que…””.

Fiquei envergonhado com tão primária manifestação de “portuguesismo” do povo de uma bonita terra que conheço bem, porque moro em Caminha

Os munícipes de Valença deviam ter vergonha de todas estas cenas que, é preciso ser dito, não têm qualquer cabimento porque, como é obvio, a decisão de encerramento do SAP surge na linha da racionalização do Serviço Nacional de Saúde, pautada, pelo que tenho percebido, pelo princípio da manutenção e melhoria da qualidade dos serviços prestados, como é o caso do exemplo recente do encerramento de alguns Serviços de Ginecologia e Obstetrícia.

Desconheço a posição da Câmara Municipal sobre este assunto e, muito menos, a eventual intervenção do Senhor Presidente no sentido de apelar ao bom senso da população.

Espero que o bom senso volte a Valença."
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 8/4/2010, 00:44

Concordo em pleno com a posição que a leitora toma, estou tambem noutro Forum que passo a publicidade é o AUTO HOJE, e ninguem está de acordo tambem com esta forma de manifestação.

Quanto ao comunicado, aqui houve neglegencia por parte de alguem.

Então uma vitima de paragem cardio respiratoria, é levada para um SAP?

Mas como digo isto deveria mostrar para informar o povo de Valença que estão errados naquilo que pedem, pois o SAP não serve rigorosamente para nada, é apenas uma Consulta Aberta, mas durante a noite.

Serve para aquele tipo de fretes do genero: Ai doi-me um dente, ou ai doi me a barriga.

Agora para PCR(Paragem Cardio Respiratoria), AVC(Acidente Vascular Cerebral) etç etç. NÃO SERVE PARA NADA!

Portanto vamos por as coisas em 2 pontos:

1-Quem sofre de dor de barriga ou dentes, pode perfeitamente ir até Monção.

2- Quem é vitima de PCR, AVC, ou outra coisa do genero que realmente é urgente/emergente nunca mas em caso algum deve ser transportada em viatura de familiar ou etç, nem nunca a chamada deve ser feita para os Bombeiros mas sim para o 112, que vai triar a chamada e enviar os meios necessários, e como já disse nesse caso tambem não vao ir a Monção e depois ir para Viana, vão directos para Viana ou secalhar até Braga ou Porto.

Agora vou explicar o que deveria ser feito no caso desta victima, porque acho que o mal das pessoas de Valença é que nao lhe souberam explicar bem as coisas, e estão a ser "comidas" por aquele que se diz Representante da Comissão de Utentes.

.................

Victima de PCR:

Provavelmente a familia não teria conhecimentos em Medicina para saber o que o senhor tinha. Mas vendo que a vitima estava em inconsciente deveriam ter chamado o 112, neste caso a chamada era recebida pelo CODU(Centro de Orientação de Doentes Urgentes) que é responsavel por avaliar o estado da vitima e decidir quais os meios activar.

Então no CODU seriam feitas as perguntas tipicas, que muita gente não gosta de responder mas são necessárias para o Medico no CODU tentar perceber o que se passa. Perguntas do Genero: A Vitima esta inconsciente? Respira? Qual a idade?.

Neste caso especifico o CODU iria fazer deslocar a SIV de Valença, e provavelmente a VMER de Viana(que em boas condições demora cerqua de 15/20 minutos a chegar ao centro de Valença).

Portanto imaginemos que do SAP onde esta sediada a SIV até a casa do doente eram 10 minutos se a VMER fosse activada ao mesmo tempo que a SIV iria chegar apenas 5 minutos mais tarde do que a SIV, e provavelemte a SIV ja teria recuperado o doente, sendo depois transportado para o CHAM Viana, com o acompanhamento do Medico na VMER.

Assim poderia se ter salvo o doente, ou até mesmo se fosse transportado para Monção poderia ter sido salvo, agora para um SAP uma victima de PCR? Isto cabe na cabeça de alguem?
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 8/4/2010, 11:25

O estranho é a chamada não ter sido reencaminhada para o INEM. Há uns 2 ou 3 anos atrás, chamei uma ambulância (bombeiros) por um rapaz que encontrei na rua, que deu uma "cambalhota", literalmente, da rua para o corredor da carochinha (ainda foi 1,5m de altura) e começou a espernear se pelo chão. Enquanto não chegou a ambulância, fui acompanhado via telemóvel pelo INEM, ainda que a maior parte da perguntas que faziam, dado a minha ignorância medica (como a de muita gente) e pelo facto de não conhecer o tipo não soube responder. Dai a razão de eu ter questionado essa parte.

Contudo isso digo que houve uma melhoria na nossa saúde, mas não passa de uma forma disfarçada de poupar mais uns euros. Este sistema pode falhar, como falhou neste caso (no caso do acidente de ontem ate parece que quiseram limpar a imagem, com a quantidade de meios que disponibilizaram). A minha revolta é principalmente o facto de nos ter sido num principio concebido a Valença, ter passado para Monção por politiquices... e a maior da verdades é que de um centro de saúde para o outro (Valença e Monção) distancia-se ente 10m à 15m (de noite) e menos se for de INEM, o problema da distancia dos que moram em Castro Laboreiro (por exemplo) mantém-se porque seria a diferença de 10m, com a vantagem de haver o INEM.
Falando agora das condições da nossa saúde... vou tentar explica-las com o que se passou em minha casa a poucos dias: durante uma refeição, uma familiar meu, engoliu uma espinha, a qual ficou presa na garganta... nada de importante, em principio cai sozinha. Só que não caia, e inflamou-se dificultando comer e mesmo ate beber. Deslocou-se ao nosso SAP no qual a atenderam e receitaram medicamentos. Os dias foram passando e tudo igual, com a agravante que não conseguia comer nem beber nada, nem mesmo para acompanhar os medicamentos. Levou-se então para o Hospital de Viana, no qual depois de uma larga espera, já que uma espinha na garganta não tem gravidade, disseram que não viam nada e que se segui-se com a medicação isso ia passar... Piorado o estado físico e psicológico deste meu familiar decidiu-se leva-la a um clínica privada em Espanha, onde tiveram uma ideia de génios... fazer um TAC!!! Feito o TAC descobriu-se que a espinha ainda la estava e que tinha ganho pus o qual não fosse operada de emergência poderia morrer. Deu entrada no S. João e foi operada quase de imediato e já se encontra bem.

E este é só um caso dos muitos que haverá por cá... é isto que temos que reforçar ou melhorar? Isto tem que ser melhor pensado e não sermos sempre nos, a plebe, a ter que baixar as calças e "toma lá morango"!!!

Como dizia o meu professor de universidade (arquitectura)
"Os nosso erros ficam a vista... os erros dos médicos vão para baixo da terra!"

Já viram os comentários que nos fazem (valencianos) nos sites de jornais ou noticias pelas bandeiras Espanholas?
Chamam-nos desertores, anti-patriotas e outras coisa pelo estilo...

Sou contra a cenas das bandeiras, ainda que enquanto fazem isso não partem para nada violento ou estúpido! E por falar disso, alguém tem visto os nossos políticos por lá, tirando o Natal que já anda a fazer campanha para as próximas eleições...

Que será a pátria? Será só Impostos e serviço militar para dar sangue ou a vida por ela? que nos dá a pátria a nós... NADA!!! Mas somos acusados de anti-patriotas, quando os maiores vendidos são os nossos políticos e governantes... Acho que no meio que tanta globalização fica mal falar em uma só bandeira quando somos todos supostamente iguais. Valença se cresceu, foi graças aos nossos vizinhos, porque para Portugal estamos quase esquecidos. Reivindicam o regresso de Salazar, mas será que estão dispostos em abdicar dos luxo que temos para endireitar isto?
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 9/4/2010, 22:39

Da para duvidar que alguém que se diz Valenciano tenha assinado um documento (em anexo), para que o SUB que nos tinha sido outorgado, pela Direcção-Geral de Saúde, Administrações Regionais de saúde e a Comissão Técnica, passa-se para Monção, mas parece que foi assim , ainda que as digitalizações das fotocopias não sejam grande coisa, ainda se consegue ver uns carimbos e umas assinaturas o que levam para que exista algo de verdade. As principais razões que dão para que esta mudança do destino do SUB de Valença para Monção são as distancias, dispersão demográfica das
freguesias de Monção e de Melgaço. Depois de tudo o que já foi aqui discutido, ainda que só por mim e pelo Pacheco chego a conclusão que estas razões não fazer nem farão nenhum sentido. Segundo as conclusões aqui tiradas, este serviço SUB destina-se unicamente são 00h ate as 09h, ou seja, não haverá grande afluência devido que é hora de descanso, destinando-se a emergência ou para aqueles que se encontrem num estado grave, que serão transportados por ambulância ou INEM. Neste caso haveria uma grande diferença se o SUB estive-se destinado para Melgaço, porque a diferença de tempo entre uma freguesia mais recôndita de Melgaço até Monção ou Valença será unicamente de 10 minutos, dado que nos encontramos de noite e não há transito. Cabe agora saber qual será o Centro de Saúde com melhores condições, porque estrategicamente Valença esta melhor situada, tem melhores vias de comunicação, heliporto perto do centro de saúde, possibilidade de abranger mais os concelhos de Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira e se a isto juntarmos o facto de que por Valença ter uma fronteira importante, com maior transito tanto de pessoas como mercadorias e as vezes materiais perigosos, a terminal da auto-estrada e maior proximidade da A28, as fabricas de Valença e Cerveira e o facto de nos termos sacrificado em passar a cidade (ninguém impede Monção de se tornar cidade, mas como não querem pagar mais impostos como nós, não o fazem). Ser cidade é outro estatuto e o estado ainda não fez nada por isso, tirando o aumento dos impostos. Contudo isso também creio que estamos a fazer uma tempestade num copo de agua, porque no fundo, mesmo que o SUB seja em Monção as nossas condições de saúde foram melhoradas, falta agora que se decidam em melhorar as condições do Hospital de Viana que precisa de reformas urgentes.


Concordo com o Encerramento do SAP! Digitalizar0001ud
Concordo com o Encerramento do SAP! Digitalizar0002g
Concordo com o Encerramento do SAP! Digitalizar0003
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por gijo 10/4/2010, 11:26

Apenas umas breves longas palavras...

Não sei o que sinto! Neste momento acho que me envergonho de ser Valenciano, depois dos últimos protestos... Era para mim um orgulho ser Português e principalmente Valenciano! Já corri muitas zonas do país e sempre que falava de Valença toda a gente dizia que era uma "grande terra" boa gente... mas afinal esta gente nem sequer tem noção do que é a nação. "Tenho orgulho no meu país... tenho vergonha dos meus governantes!" É isto que eu sinto e acho que toda a gente sente... então para quê trocar a nossa pátria e usar a bandeira de outra pátria??? É lamentável que até "Velhas Glorias" do Ultramar alinharam nesta palhaçada!!!

No 1º dia de manifestação em que cortaram a IP na Ponte Internacional... curiosamente o representante da "Comissão de Utentes" ficou preso no trânsito em Espanha... Que coincidência!
Vê-se nas imagens ta TVI ou SIC, não estou bem certo, quem é que diz "A Sr.ª Doutora hoje não entra!" quando impediram a entrada da Coordenadora do Centro de Saúde de Valença, não foi o moço de braços cruzados em frente da Doutora, que mais tarde foi identificado pela GNR, mas sim o mesmo senhor que tinha ficado preso no transito.
No dia das bandeiras esse mesmo senhor andava a passear no seu Q7 sem uma única bandeira... Pelo "amor da Santa" a população esta a ser manipulada alta e poderosamente e ainda ninguém se apercebeu!!!

A palhaçada que foi de meia dúzia de gatos-pingados a andar dum lado para outro nas passadeiras de bandeiras espanholas as costas... fizeram entupir o trânsito e causar muitos transtornos a pessoas que em nada tinham a ver com a situação!
Agora pensem nas consequências que poderiam ter acontecido com o trânsito congestionado: imaginem que o filho ou o pai ou a mãe de alguém que lá estava a fazer aquelas figuras se sentia mal a sério e ligava 112 ou para os Bombeiros (estes têm toda articulação com o CODU em caso de emergência) com sinais e sintomas de Enfarte ou AVC. Ora se as ambulâncias ainda não tem asas, o transito estava simplesmente parado... quanto tempo demoraria a ambulância a chegar?? Provavelmente quando a pessoa em causa já estivesse morta, ou não, não sabemos! O que sabemos é que a culpa do atraso seria da equipa porque, simplesmente demorou demais! Mas niguem quer saber o verdadeiro motivo da demora... a culpa é sempre do mesmo!

Acho de devemos lutar por aquilo em que acreditamos, mas temos que ver de que forma.... JÁ CHEGA!!! A decisão foi tomada e já não há volta a traz!!!

Quanto ao Sr em PCR que deu entrada no Centro...
Segundo o que aporei... o senhor apenas pediu uma ambulância para ir á consulta aberta... entrou na ambulância pelo próprio pé juntamente com o filho! Entrou em PCR ao chegar ao Centro. Se eu estiver errado alguém que me esclareça!

Quanto aos meios de Socorro!
Não são e nunca foram, nem serão para substituir o que quer que seja! São um reforço para o Socorro Pré-Hospitalar!!! E fazem o melhor que podem e que sabem para salvar vidas e nada têm a ver com esta luta de “fecha e abre urgência”! As equipas de socorro estão 100% disponíveis para ajudar a população sempre que forem solicitados! Contudo os meios são finitos e se forem desperdiçados em situações não urgentes, do tipo um corte superficial numa perna, uma dor de barriga há 2 dias, é obvio que situações mais graves correm o risco de ficarem por socorrer. Mas isso depende apenas do bom senso das pessoas que decidem pedir ajudar via 112 ou Bombeiros.

Diagnósticos fazem os médicos, contudo os técnicos de socorro avaliam sinais e sintomas e informam o médico regulador, que está no CODU e este é que determina e valida os protocolos perante a situação a utilizar e indica o Hospital de destino de acordo com a valência necessárias.... Desde Monção, Pt Lima, Viana, Braga, Porto... etc...

Houve alguém que disse por outras palavras "que as urgências ficavam em Valença nem que tivesse que pagar"! Então esse senhor agora que faça um hospital com muitas valências e estrutura física e técnica de um Serviço de Urgência a sério e pode ser que então o governo mude de postura.

Acho que já chega de guerra… há locais que estão bem piores e não se queixam. Acho que o problema de tudo isto está em 25 de Abril de 74… em que a partir desse começamos a entrar numa democracia anárquica. Gostaria de perguntar as pessoas desse tempo sem na altura do velho Salazar, no caso dele se lembrar de fazer uma mudança destas alguém abria o bico… ou se alguém se atreveria em usar uma bandeira espanhola nem que fosse estampada no forro das calças… acho que não.

Mas eu sou apenas um miúdo que nada sabe da vida, apenas expressa a sua opinião, graças ao 25 de Abril de 74, claro!

Cumprimentos a todos!
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por pacheco784 10/4/2010, 14:35

Grande gijo!
Apoiado 2x!

Escusado será diser mais alguma coisa, o gijo já disse tudo.

Quem usar os meios de emergencia como deve ser, nunca vai andar para tras e para a frente e vai ser bem atendido. Quem tiver uma dor de cabeça que va ao SAP até as 00h
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Capitan 12/4/2010, 15:28

Ainda que continuo com a ideia que o local ideal para o SUB, ou mesmo um hospital, seria Valença estou de acordo com o que disse o GIJO, ainda que questiono alguns pontos sem importância como:

- No tempo do Salazar não se fechavam Centros de Saúde, mas sim abriam-se... e isso porque, não por corrupção que nesse tempo também havias, mas sim porque eram muitos menos a mamar!

- Quanto ao patriotismo, a pergunta será mais "o que é que a pátria fez por nós?" tirando a parte dos impostos e do sangue derramado a cumprir o serviço militar. Nossos pais e avós que estiveram em ultra mar e que verteram sangue e muitos perderam a vida em defesa da pátria, e para que? tudo pelo que lutaram foi abandonado ou dado a que contra lutaram e para que? ...para agora estarem "abandonados" na sociedade e nem sequer os anos que serviram contarem para a reforma e nem terem nenhuma regalia e isso que muitos vieram traumatizados ou amputados.

Quanto a cena das bandeiras, a qual estou totalmente contra, mas há que ter em conta uma coisa... Valença se é o que é e se evoluiu não foi graças a Portugal, mas sim ao comercio com Espanha, se não a esta hora ainda não passávamos tínhamos passado de uma vilazinha de emigrantes como a restantes localidades do país. Outro ponto a ter em conta é que as fronteiras estão abertas e pertencemos ambos a união europeia... por assim dizer, representamos uma mesma bandeira... onde esta o patriotismo nisso? Todos os anos fogem do nosso país portugueses que vão tentar a sua sorte em outro país, porque cá não há emprego e esses países acolhem-nos... onde esta o patriotismo nisso? Todas a semanas vamos fazer compras a Espanha para poupar uns euros e ter melhor qualidade de vida, não só nos valencianos, mas todas as povoações fronteiriças... onde esta o patriotismo nisso? e muitas mais coisas...

Agora o ponto fundamental... dor de barriga e corte acidental!
primeiro de tudo toda a gente sabe que não se deve de auto medicar e que para isso existem médicos... um corte superficial pode ser corado em casa, sem necessidade de ir a um hospital e se depois de algum tempo (dias) o corte não sarou e infectou? no entanto ir a um hospital por isso é um insulto!!! Uma gripe cura-se na cama, mas se não é bem curada pode se transformar numa pneumonia, mas no entanto ir ao hospital por isso é um insulto! Estes exemplos podem muito bem esperar pelo dia seguinte, mas como já referi também poderiam ser tratados em casa por uma pessoal qualquer, ao que eu me estou a referir é que em muitos dos casos não se tem formação ou conhecimentos necessários para actuar e só mesmo um medico o deveria de fazer e de uma simples ferida que julgamos ter sido tratada por nos, passado uns dias, sem ir a um hospital pode dar direito a uma amputação, também há a hipótese da chamada telefónica, mas ai o medico não esta a ver ou a pessoa que esta ao telefone não sabe explicar e depois da-se o caso do que morreu no outro dia que so chamou a ambulância. Como outro exemplo real, temos aquele que coloquei num post anterior da espinha... em principio a espinha sai só e é um insulto ir ao hospital por isso que acaba por cair. Neste caso não caiu e foi-se a consulta do centro de saúde onde só medicaram. Passada uns dias, igual, e vai-se ao Hospital de Viana, no qual se dá entrada as 10h, faz-se uma triagem as 11h e as 20h é se atendido porque se se foi la resmungar, e para dizer que esta bem medicada... no dia seguinte vai-se a uma clínica privada em Espanha e pergunta se já fez um TAC, que ainda não tinha sido feito e chega-se a conclusão que se não é operada de emergência podia morrer, e no entanto não passou de uma espinha insignificante!
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por gijo 12/4/2010, 23:39

Capitam…

Continuando com as historias das bandeirinhas, podes tentar arranjar muitas justificações, mas não me convences… talvez nem 80% da população de Valença (Valença não é só a cidade tem 16 freguesias). Adoro o meu país, orgulho-me de ser português, adoro a “gente da minha terra” a minha cultura, a historia, e acho que temos a bandeira mais bonita do mundo. Mas há sempre alguma coisa a estragar tudo… são os governantes e isso não se muda com um simples ostentar da bandeira de outro pais, mas sim nas eleições!

Como disseste e bem vivemos na Europa que não tem fronteiras, mas para isso existe a bandeira europeia! Apenas pelo facto do crescimento económico valenciano dever-se me grande parte a Galegos e o facto de também eu ir a Espanha fazer muitas coisas… e um dia quem sabe receber cuidados de saúde, não justifica trocar a minha bandeira! Mesmo os que dizes “abandonados na sociedade” ou mesmo os nossos “tugas” que vão tentar a sorte noutro país, arrisco-me a dizer que não renegariam a sua bandeira! Contudo, presunção e água benta, cada um toma a que quer.


Quanto á localização da SUB ou de um novo Hospital, e esse é o cerne da questão eu não tenho duvidas que deveria ser em Valença, atrevo-me a dizer em S. Pedro da Torre. Passo a explicar o meu ponto de vista:

SUB - Monção
Recebe doentes de Melgaço, Monção e Valença. Cerca de 35 mil Utentes se não estou em erro… eixo rodoviário de importância? Não tem…. Zonas Industriais? Não tem… Vale pela proximidade a Melgaço! Pela pouca afluência de utentes realmente emergentes os profissionais de saúde arriscam-se a “perder a mão” e a criar “vícios” ou maus hábitos.


SUB – Valença
Poderia receber doentes de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Parte de V. N. Cerveira cerca de 75 mil pessoas. Apanha eixo Rodoviário de Paredes de Coura, A3, N13, N101, Zonas Industriais de V.N. de Cerveira, S. Pedro da Torre e Gandra. Zona Fronteiriça de grande importância com população flutuante muito próximo dos 100 mil (acho que não estou a dizer asneiras) Aí os profissionais de saúde de certeza que tinham trabalho que chegasse para garantir sempre a sua melhor prestação de serviços e cuidados de saúde de emergência.

Em relação ao SAP em si…
E estou a ver os prós e contras. Nem tudo que se diz é certo… e os numero e estatísticas são uma forma simpática de mentir.
O que esta em causa é a forma de funcionamento do SAP. Cerca de 90% das pessoas que vão ao SAP recorriam a esse serviço apenas e só porque a consulta com o médico de família demorava 15 dias ou 1 mês e claro que se fosse ao SAP era atendido na hora, mas será que a situação era verdadeiramente urgente?? Não! O problema é que alguns dos médicos de família não fazem o seu papel… muitos mandam os doentes do centro de saúde para os seus consultórios particulares (paga ze-povinho) outros atendem 4 doentes e vão embora para o privado! Quem controla o horário dos Sr.s Doutores? NINGUEM! Aí claro está! As pessoas vão ao SAP! Quanto ás idas ao hospital a que chamaste insulto, não precebi o que quiseste dar a entender, porque nunca disse que as pessoas não devem ir ao hospital. Até defendo que se doi um dedo devemos ir ao hospital! Mas critiquei algumas formas de recorrer ao hospital. Ou seja, é emergente vamos chamar uma ambulância, não é de emergente, vamos em meios próprios se tivermos possibilidades, contudo se não tivermos carro particular chama-se a ambulância na mesma, mas poderá não ser ambulancia de emergencia! Se temos um corte que há 6 dias que não cura se calhar ao 3º dia deveria-mos ter ido ao Medico de família e ele deveria fazer o sei papel. A historia da espinha… sem duvida, e de certeza que concordas comigo, é simplesmente falta de profissionalismo por parte dos médicos.

No fundo o SAP é uma consulta aberta. E quando dizem que o SAP de Valença tem TUDO o que tem uma urgência… acho que essas pessoas nem sequer sabem o que tem uma urgência. Já repararam que se estiverem 2 (DOIS) doentes agudos no SAP acaba-se a capacidade de resposta? Simplesmente por falta de estrutura física. Já repararam que um doente que vá de ambulância, esta tem que manobrar para se poder tirar a maca? Pois é… parece que a entrada não está da melhor forma para ser uma urgência!

Estou a favor da criação, de facto, de um NOVO hospital ou SUB em Valença com infra-estruturas e equipamentos adequados a uma urgência!
Estou a favor do fecho do SAP no período nocturno! O SAP não passa de uma consulta aberta! De facto não é na SUB em Monção que se vai buscar o carimbo para ir para Viana, mas sim no SAP, não por falta de competência técnica dos profissionais de saúde (acho eu) mas talvez por falta se recursos tecnológicos.

SIM a um Verdadeiro Hospital em Valença (S. Pedro da Torre)! Não a este SAP!
SUB em Monção!?… tanto me dá! Eu quero é estar bem servido na minha terra…

Mais uma vez… temos que lutar pelo que acreditamos… eu também já lutei e alinhei nas manifestações de há 3 anos antraz! Mas axo que estas ultimas manifestações não foram planeadas da melhor forma.

Estarei a ser contraditório no que digo… talvez… é um assunto complexo demais.

Espero não ter dito muita asneira! Smile mas se disse alguém que me corrija!

Cumprimentos!
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por martagaspar 30/4/2010, 16:59

Boa, Gijo:

Há muito que não vinha aqui por falta de tempo. Mas subscrevo o que explicas.

A malta das manifestações nem sequer sabe o que se passa e muito menos o cerne da questão.

Orientados por populistas que pretendem protagonismo, tratam mal a Coordenadora do Centro de Saúde - que não tem culpa nenhuma - e andam por aí, tal amontoado, a dizer barbaridades.

Primeiro as pessoas que se informem. E depois falam. Mas ouçam ambas as partes.

Porque seria que a anterior Autarquia assinou o protocolo com o governo?

A falta vem daí e além disso, é muito verdade que nós, utentes, para apressar uma consulta testaríamos as urgencias.

Perdoai-lhes, Deus, que não sabem o que dizem e o que fazem.

AMEN.
martagaspar
martagaspar
Membro
Membro

Feminino
Idade : 87
Localização : valença
Nº de Mensagens : 127
Data de inscrição : 06/05/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Concordo com o Encerramento do SAP! Empty Re: Concordo com o Encerramento do SAP!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos