Fórum de Valença do Minho
Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO

2 participantes

Ir para baixo

Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO Empty Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO

Mensagem por gijo 22/5/2009, 19:25

Os concelhos de Estremoz, Marvão, Almeida, Elvas e Valença iniciaram, esta quinta-feira, o processo de candidatura das suas fortificações a Património da UNESCO, numa declaração aprovada pelos ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros.
Os cinco municípios apresentaram a intenção de desenvolver o processo de candidatura a Património Mundial pelas suas fortificações abaluartadas de fronteira entre Portugal e Espanha, com a tipologia de candidatura transfronteiriça em série.

No final da cerimónia de entrega da declaração, Luís Amado considerou que o processo de candidatura está «a partir de agora em aberto», admitindo que se trata de um «património riquíssimo que justifica o reconhecimento da UNESCO».

Do ponto de vista cultural, José António Pinto Ribeiro considerou que os fortes em causa serviram «para efeitos militares e para consolidar o território português», por esse motivo são «áreas de história e cultura portuguesa».

Os cinco líderes municipais, presentes na cerimónia, mostraram-se satisfeitos com a candidatura, realçando a «importância de conservar o património português», disse o presidente da Câmara de Elvas, José António Rondão Almeida.

Em declarações à agência Lusa, os presidentes das autarquias de Estremoz e Valença concordaram que esta era uma forma de «valorização de uma fronteira histórica» e uma forma de «dar vida às regiões do interior», além de que serve para «reforçar» as ligações com Espanha.

IN: http://tsf.sapo.pt:80/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1240535
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO Empty Re: Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO

Mensagem por Boss 6/10/2009, 18:21

A Câmara Municipal de Valença aprovou o estabelecimento de um protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto com vista à preparação do Dossier de Candidatura da Praça-Forte a Património de Interesse Cultural da Humanidade, junto da UNESCO, no âmbito da candidatura das Fortificações Abaluartadas de Fronteira.
O estudo monográfico, sobre a evolução dos sistemas fortificados de Valença do Minho, das suas origens à actualidade, será coordenado pelo Professor Doutor Mário Jorge Barroca, professor associado com agregação do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da F.L.U.P..
Para o Presidente da Câmara de Valença, Dr. José Luís Serra “a preparação deste processo de candidatura está a implicar o envolvimento de uma equipa técnica qualificada, com experiência, já, em casos semelhantes e com capacidade para demonstrar a qualidade intrínseca dos bens a classificar”. Para o autarca a candidatura da Praça-Forte tem conseguido reunir à sua volta, desde a primeira hora, a sociedade da região. Um envolvimento que cresce, a cada dia, e que tem recebido os melhores ecos nos meios académicos e cientificos bem como na classe política dirigente de Portugal e Espanha.
A apresentação do Dossier de Candidatura de Valença está programada para o final de 2010. Durante este mês, na Cimeira Ibérica, na cidade de Elvas, será apresentada públicamente a candidatura transfronteiriça.
Para além de Valença a candidatura contará, entre outras, com as fortificações abaluartadas de Almeida, Marvão, Estremoz e Elvas.
A candidatura recebeu o acolhimento dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros português e já se encontra na lista indicativa de Portugal e Espanha.

http://file2.ws/patrimonio
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos