Fórum de Valença do Minho
ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede

Ir para baixo

ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede Empty ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede

Mensagem por Boss 4/1/2008, 10:38

Saúde/Viana
ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede de urgências

A ARS Norte admitiu hoje «dificuldades» na implementação da nova rede de urgências no distrito de Viana do Castelo, que chegou a estar agendada para 01 de Outubro de 2007 e que prevê o encerramento de cinco SAP´s.


«A nova rede de urgências entra em vigor quando estiverem colocados no terreno os meios alternativos que visam melhorar, nomeadamente, o transporte pré-hospitalar e criar melhores alternativas aos cidadãos», disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, sem especificar quaisquer datas.

Segundo os protocolos, assinados em Agosto entre a ARS Norte e as câmaras de Melgaço, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez, Valença e Caminha, a partir de a 1 de Outubro os Serviços de Atendimento Permanente (SAP´s) dos centros de saúde daqueles concelhos passariam a funcionar, no período nocturno, no regime de médico à chamada.

Com este regime, o médico passaria a noite em casa, mas sempre de prevenção, tendo que estar sempre disponível para se deslocar ao centro de saúde, em menos de meia hora, para acudir a algum doente que lá desse entrada.

De acordo com os mesmos protocolos, este regime manter-se-ia até estarem disponíveis todos os meios de emergência e transporte pré-hospitalar previstos para o distrito, o que, previsivelmente, aconteceria em Março de 2008.

Hoje, a fonte da ARS admitiu que «tem havido dificuldades» em encontrar médicos dispostos a assegurar o regime à chamada e adiantou que «caso isso não seja possível, o regime não será aplicado».

A fonte disse ainda não saber quando terá lugar a entrega das unidades móveis de saúde a Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, que estava igualmente prevista para 1 de Outubro, sublinhando que essa informação só poderá ser dada por uma enfermeira que esta semana está de férias.

A ARS considera que aquelas viaturas «são indispensáveis» para a entrada em vigor da nova rede de urgências, por constituírem «um passo essencial para melhorar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população idosa e com limitação na sua mobilidade».

Quanto às três ambulâncias INEM, de suporte imediato de vida, previstas para o distrito, e igualmente apontadas como «condição sine qua non» para a implementação da nova rede de urgências, a ARS disse que «em princípio» serão entregues durante o primeiro trimestre de 2008.

Com a reestruturação, o distrito contará com um serviço de urgências médico-cirúrgico, no Centro Hospitalar do Alto Minho, e dois serviços de urgência básica (SUB), um no Centro de Saúde de Monção e o outro no Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

No caso dos SUB, as instalações que os vão receber terão que sofrer obras de adaptação e melhoramento, que de acordo com a ARS, poderão estar prontas no primeiro semestre de 2008, uma data, no entanto, «sujeita a confirmação».

Os Centros de Saúde de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Valença, Melgaço passarão a funcionar, no máximo, até à meia-noite, sendo os horários de cada um deles fixado em função da procura e da sazonalidade.

O encerramento dos SAP's de Arcos de Valdevez e Valença já motivou várias manifestações de rua, enquanto que em Caminha houve apenas uma crítica formal da Câmara Municipal.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=74055
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos