Fórum de Valença do Minho
Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes

Ir para baixo

Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes Empty Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes

Mensagem por Boss 20/9/2016, 19:04

Fortaleza recebeu este ano mais de 1,4 milhões de visitantes

A fortaleza de Valença, candidata a património mundial da Unesco, recebeu, entre 1 de Janeiro e 30 de Agosto, 1,4 milhões de visitantes “tornando-se no monumento mais visitado da região Norte”, revelou o presidente da Câmara. “Com estes números, não tenho dúvidas em afirmar que a fortaleza é o monumento mais visitado em toda a região Norte e, se calhar, no país. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que temos desenvolvido de promoção daquela que é a nossa joia da coroa”, afirmou o social-democrata Jorge Mendes.

Em 2015, de acordo com os dados registados pelo sistema de leitura em tempo real instalado nas principais portas de acesso à fortaleza, contabilizando o número de entradas de pessoas quer a pé quer de viaturas, mais de dois milhões visitaram aquele monumento nacional.

“A atractividade da fortaleza reflecte-se nestes números, com uma ampla oferta patrimonial, histórica, comercial e cultural. As campanhas promocionais desenvolvidas pela autarquia junto dos principais operadores turísticos nacionais e internacionais têm contribuído, também, para alcançar estes números, bem como a animação do centro histórico”, sublinhou Jorge Mendes.
O autarca adiantou também que “até final do ano será lançado o concurso público para a quarta e última fase da requalificação da fortaleza”, um investimento de dois milhões de euros, financiado pelos fundos do programa Norte 2020.

“O projecto está aprovado. A candidatura foi apresentada e está bem encaminhada. Em Setembro deveremos ter desenvolvimentos sobre o processo”, frisou.
Esta fase “fecha o ciclo de intervenções de requalificação da fortaleza iniciado em 2004 e que representa um investimento global de 8,5 milhões de euros”, acrescentou.
Com esta empreitada “o espaço público da Fortaleza, intramuros, fica completamente remodelado, no que toca às infraestruturas, desenho e funcionalidades das ruas e pracetas”.

“Trata-se de uma obra que eliminará definitivamente os cabos eléctricos e de telefones suspensos e as antenas, recuperando a zona histórica numa matriz mais original. As infraestruturas passam todas para as galerias técnicas”, explicou.

A quarta fase, que vai decorrer durante um ano e incidir na parte norte do monumento nacional, prevê “estacionamento ordenado, mais espaços verdes, circuitos pedonais nos topos da muralha, novo mobiliário, adaptando os conceitos base já estabelecidos nas intervenções anteriores, e contam com o cunho do arquitecto Eduardo Souto Moura”.

A requalificação da fortaleza começou em 2004, projectada por Souto Moura. Na altura, o arquitexto comparou a intervenção a uma prótese dentária, dizendo que, “no final das obras, Valença não será a mesma, mas manterá a mesma cara”.
A intervenção foi ‘precipitada’ por um alerta emitido em Julho de 2003 pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), dando conta de que a fortaleza corria o risco de derrocada, face à “deficiente” drenagem de águas pluviais e à “decrepitude” das redes de infraestruturas subterrâneas.

A fortaleza assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Em Maio passado, a candidatura das Fortalezas Abaluartadas dos municípios de Valença, Almeida, Elvas e Marvão a património mundial da Unesco foi inscrita na lista nacional de propostas a submeter pelo governo português àquele organismo.

A inclusão naquela lista é um passo obrigatório para a obtenção da classificação, sendo que os municípios proponentes estão a desenvolver um dossiê conjunto de candidatura, tendo por base os trabalhos já realizados pelos municípios e com o suporte científico de várias entidades.

Noticia online - Clique aqui
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos