Fórum de Valença do Minho
Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018 Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018 Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018

Ir para baixo

Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018 Empty Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018

Mensagem por Boss 20/9/2016, 18:53

Caminho Português da Costa melhorado até meados de 2018

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Esposende, Porto. Matosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, aceitaram ontem, em Viana do Castelo, o termo de aceitação da candidatura ao programa Norte 2020 denominada ‘Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa’. O investimento ronda 1,6 milhões de euros, sendo que 85 por cento é financiada pelo programa Norte 2020 e 15 por cento pelos vários parceiros.

O objectivo é dinamizar o potencial cultural, turístico e económico do caminho percorrido pelos peregrinos de Santiago de Compostela na Idade Média.
“Fomos capazes de nos reunir em torno de um objectivo comum, com um tema que é muito querido a todos nós e com uma forte relevância cultural, turística e religiosa. O que nos uniu foi a vontade de aprofundar- mos o Caminho Português pela Costa, e tirarmos partido do imenso património que temos ao longo do percurso”, referiu José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O autarca vianense, que lidera o processo de candidatura, lembrou que não foi fácil congregar os esforços dos 10 municípios abrangidos pelo Caminho de Santiago, mas o resultado foi positivo. “Estivemos em competição com outro

s territórios e candidaturas, mas este projecto conseguiu ter o mérito para ser aprovado. Temos aqui uma oportunidade de construirmos em conjunto não só um caminho de Santiago, mas também um conjunto de futuras cooperações no domínio cultural entre todos os municípios”, revelou José Maria Costa.

O director regional de Cultura do Norte, António Ponte, salientou que “os Caminhos de Santiago são um produto estratégico para a região, tendo em conta os números de caminheiros. São um conceito que importa explorar.”
O responsável pela Cultura no Norte defendeu que “importa coordenar os sistemas de sinaléctica e a informação”. Só assim, acrescentou António Ponte, “estamos a criar valor e a atraír pessoas ao território.

A uniformização da sinaléctica é um dos aspectos tidos em conta na candidatura que inclui ainda a promoção do evento Sons do Caminho (com músicas tradicionais dos peregrinos), a criação de um logótipo a par de um sito na internet e de uma aplicação móvel, a publicação de um livro científico, a requalificação de alguns espaços e a realização de um seminário sobre os resultados do projecto.
Os trabalhos deverão ter início em Outubro deste ano e a conclusão está prevista para o mês de Junho de 2018.

Clique aqui pra Noticia online
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos