Fórum de Valença do Minho
Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial

Ir para baixo

Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial Empty Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial

Mensagem por Boss 1/10/2011, 17:28

Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial

O presidente da Câmara de Valença admitiu, esta quinta-feira, a expectativa de ver a Fortaleza da cidade classificada como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, até ao ano de 2014. A candidatura ao Governo vai ser entregue na sexta-feira .

"Será o concretizar de um sonho com 20 anos, de avanços e recuos. A nossa expectativa, se tudo correr como esperado, é ter a classificação dentro de dois a três anos", afirmou o autarca Jorge Mendes.

O presidente da Câmara apresentou, publicamente, alguns dos argumentos que levaram o actual executivo a avançar com a proposta de classificação, que será formalmente entregue ao secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e na Comissão Portuguesa da UNESCO.

A candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projecto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.

No entanto, face ao "atraso" que se verifica nestes processos, a autarquia decidiu avançar sozinha com o processo de candidatura, até porque aquele monumento "está bastante estudado", o que "facilitou a tarefa" do município.

"Foi possível preparar esta candidatura em ano e meio, apenas com o pessoal da Câmara, sem recorrer a qualquer empresa exterior. Mas não é uma candidatura do presidente ou do município, mas de todos os valencianos, colectividades, Juntas de Freguesia e políticos, independentemente das cores partidárias", explicou.

Classificada como Monumento Nacional, a Fortaleza de Valença assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.

Nos últimos dez anos, o processo de reabilitação da Fortaleza de Valença já custou cerca de sete milhões de euros, através de um projecto de quatro fases da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, que assenta na reabilitação do património construído e na criação de galerias técnicas para vários serviços.

A terceira fase vai custar 2,2 milhões de euros e arranca até final do ano. No entanto, as obras só terminarão em 2014, com a quarta fase dos trabalhos, avaliados em 2,5 milhões de euros.

Segundo números revelados pela autarquia há poucos dias, a Fortaleza de Valença foi visitada em Julho e Agosto por uma média diária de dez mil pessoas.

Fonte: Jornal de Notícias
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos