Fórum de Valença do Minho
150 mil portugueses vão às compras na Galiza Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
150 mil portugueses vão às compras na Galiza Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

150 mil portugueses vão às compras na Galiza

Ir para baixo

150 mil portugueses vão às compras na Galiza Empty 150 mil portugueses vão às compras na Galiza

Mensagem por Boss 13/10/2010, 11:03

150 mil portugueses vão às compras na Galiza

Atravessam todos os meses aponte de Valença para fazer compras

Combustível, compras, tabaco, lotaria e trabalho são os principais motivos que levam os portugueses a atravessar, aos milhares, a fronteira para Espanha, em Valença, todos os dias. Há uma média de 150 mil automóveis por mês a passar para o outro lado.

Os dados foram fornecidos ao Jornal de Notícias por uma equipa de uma empresa contratada pelo Ministério do Turismo espanhol, que, por estes dias, mandava parar viaturas com matrícula portuguesa, com a ajuda de agentes policiais, na ponte internacional sobre o rio Minho em Valença, para a realização de entrevistas.

Com estas acções, que tiveram início em Julho de 2009 e deverão estender-se, pelo menos, até Maio de 2011, procura-se, por um lado efectuar a contagem de veículos lusos e por outro aferir para onde e ao que vão os portugueses que circulam no sentido Portugal-Espanha.

Estudo

Maria José Martinez, membro da equipa que está no terreno, explica que "os destinatários do estudo são neste momento portugueses que entram em Espanha e as perguntas que são colocadas são a que localidade se dirigem, se vão ficar a dormir, se vão às compras ou a abastecer combustíveis...". "Evidentemente que a maioria, uma grande maioria, vai à gasolina e fazer compras. Depois há os que vão comprar tabaco, a "echar la quiniela" (lotaria), por incrível que pareça há muitos a fazê-lo, e também há muitos que vão por motivos de trabalho" refere, revelando alguns dados estatísticos.

Sete mil ao fim-de-semana

"Há sempre muitos portugueses a passar. Em média passam num dia de semana normal uns 3500 a quarto mil, e aos fins-de-semana já tem chegado aos sete mil automóveis. À semana incluem-se os camiões, mas na realidade ao fim-de-semana aí uns 90 por cento são turistas".

Feitas as contas, com sete mil a atravessar a fronteira aos Sábados e Domingos e uma media de quarto mil em dias úteis, o número de portugueses que se desloca a Espanha num mês pode chegar muito perto dos 150 mil.

Segundo Maria José Martinez, este estudo sobre o movimento de portugueses na fronteira é efectuado em dias alternados, tanto à semana como aos fins-de-semana, durante "sete a oito horas". "Em oito horas, estamos três horas a parar carros e as restantes a contá-los", explica.

Jornal de Notícias
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos