Fórum de Valença do Minho
Incêndios disparam Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Incêndios disparam Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incêndios disparam

+3
gijo
pacheco784
Boss
7 participantes

Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Incêndios disparam

Mensagem por Boss 26/7/2010, 10:10

Incêndios disparam

As elevadas temperaturas que ontem se registaram em Portugal fizeram disparar o número de incêndios florestais. Até às 20h00, os bombeiros tinham sido chamados para mais de 250 incêndios, mais 21 do que no dia anterior. Em Santa Maria da Feira e em Valença o fogo chegou a ameaçar casas. Viveram-se momentos de pânico. "Parecia o inferno, não se podia sair. Fiquei em casa com as minhas filhas, cheia de medo", recorda Sónia Santos, 30 anos, que reside em Canedo, Feira.

Entretanto, a Autoridade Nacional da Protecção Civil alerta para o facto de a situação, em termos de altas temperaturas, se manter para os próximos dias.

Um dos concelhos mais fustigados pelas chamas foi Valença do Minho, onde a meio da tarde havia dez fogos activos.

"Estamos no inferno, há 24 horas que ando no monte", disse ao CM um bombeiro, sublinhando que há muitos anos que não se via "tanto fogo ao mesmo tempo".

Temendo pelas suas casas, nomeadamente nas freguesias de Gandra, Picões e Mondim de Cima, os populares avançaram com os bombeiros para a frente de combate, munidos de ramos, mangueiras e baldes de água.

Para além da Zona Industrial de Gandra, que desde sexta-feira é ameaçada pelas chamas, várias casas estiveram em perigo na encosta do Monte do Prado. Os populares lamentavam a falta de meios aéreos e asseguravam que se estava perante fogo posto. "Há aqui alguém que anda a brincar connosco e a chegar fogo aos montes", disse Dorminda Fernandes, lamentando que as autoridades não sejam duras com os incendiários. Em Santa Maria da Feira, também se viveram momentos de tensão. Os bombeiros não tiveram mãos a medir. "Foi muito difícil o combate", garante José Oliveira, comandante dos bombeiros de Lourosa.

As chamas atormentaram ainda outras regiões do País. Para além do Minho e Feira, os incêndios mais preocupantes foram os de Mangualde, Amarante, Ansião, Vila Velha de Ródão, Malveira e Parque Natural Sintra-Cascais, onde um fogo na Malveira mobilizou 200 bombeiros durante a madrugada, ameaçando casas, e teve um reacendimento a meio da tarde.

SUSPEITAS DE MÃO CRIMINOSA

A ocorrência de cinco incêndios na mesma zona, num curto espaço de tempo, leva a presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Maria do Carmo Sequeira, a suspeitar de mão criminosa no fogo florestal que ontem lavrou várias horas no concelho. "Não posso garantir que foi fogo posto, mas já é o quinto incêndio a começar na mesma zona, junto à estrada. E um deles deflagrou hoje [ontem] às três da madrugada", lamentou a autarca. Este fogo foi extinto com rapidez. Só que, às 14h29, deflagrou outro, que se revelou mais complicado de dominar. A prioridade dos bombeiros foi travar a progressão das chamas na serra, para evitar que se aproximassem de Gavião. Para isso, contaram com o auxílio de sete meios aéreos. O fogo só foi dado como dominado ao fim da tarde, após trabalho árduo de 99 bombeiros, apoiados por 28 viaturas.

Correio da Manhã
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por pacheco784 27/7/2010, 17:46

Boas,era exactamente sobre este artigo que vinha falar, porque realmente em casos como este que existem 10 Fogos activos é dificil para os Bombeiros Controlar tudo. E porque não criar uma especie de Sistema de Apoio Civil(SAC), ou seja imaginemos que voltamos a ter 10 fogos activos, e haveria necessidade de mais meios humanos, poderia haver algum sistema que premitisse aos Civis colaborar com os Bombeiros no Combate as Chamas, obviamente que por sua conta e risco, ou seja os Civis em poderiam por exemplo fazer uma inscrição antes a manifestar disponiblidade e quando necessario seriam contactados, ou então no propio dia deslocariam-se até ao Quartel e seriam encaminhados para os devidos locais e incendios, digo isto porque há muitos civis que setiram vontade de colaborar no combante as chamas neste ultimo inferno que vivemos.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por gijo 28/7/2010, 13:37

Quanto a essa ideia apenas posso dizer que as inscrições para Bombeiros continuam abertas dos 16 aos 35 anos.

Quanto aos civis que quiserem e puderem ajudar os Bombeiros nestes momentos de crise, são livres disso mesmo, desde que cumpram as indicações imanadas por quem se encontra a comandar as operações de combate.

Da experiência deste fim de semana apenas me resta agradecer a colaboração da População em geral e os habitantes da Pedreira - Cerdal (onde passei a maior parte do tempo)! Foram impecáveis! Não faltaram mãos para ajudar, águas e sumos frescos para hidratar!!! Obrigado! Definitivamente nos piores momentos a união e a solidariedade vem ao de cima e todas as desavenças são atiradas para traz das costas!

Cumps!

gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por pacheco784 29/7/2010, 02:03

Era exactamente desse tipo de ajuda que falava, mas por exemplo muita gente ainda pensa que nao pode aceder a AREA do incendio. Deveria haver alguma forma, dos Civis poderem na hora integrar uma equipa e apoiar no combate.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Patri 2/8/2010, 16:49

Eu acho uma vergonha os incêndios em Portugal. A malta é maluca ou quê? Acho deveria haver umas normas mais duras para evitar os fogos. As pessoas devem limpar as suas tomadas, no caso de idosos o pessoas que não possam deveria existir ajuda por parte da câmara e depois se arder, coima ou expropriação. Eu tenho floresta perto de casa e sufro cada vez que ouço o apitar dos bombeiros. Até sinto vontade de chorar ao pensar nas pobres árvores, animais... Qué lástima!!!
Prisão para os incendiários!!!!!!
Patri
Patri
Membro
Membro

Feminino
Idade : 43
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 6
Mensagem : Carpe diem.
Data de inscrição : 17/07/2010
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Capitan 4/8/2010, 14:13

Eu se por acaso apanho alguem a incendiar algo, primeiro espanco-o e depois ponho-o la dentro a torrar antes de o entregar as autoridades competentes.

Gijo haver se me consegues explicar uma coisa q o meu cota não conseguiu... primeiro foram os "bip's" e depois os telemóveis... porque é q se voltou a sirene? Para além de ser poluição sonora, algo contra o que hoje em dia também se combate, as vezes ate assusta...

quanto ao do povo poder intervir... eu também acho que sim, mas primeiro se calhar deveria de haver alguma formação sobre o tema não so sobre incêndios mas tb primeiros socorros, podendo começar pelas escolas e ate acho que seria muito mais interessante que alguns temas inúteis que dão nas escolas.
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por gijo 5/8/2010, 11:55

Capitan... a Sirene não voltou, porque simplesmente "nunca foi"... Poderia estar aqui com muitas explicações, mas não me compete a mim dar qualquer tipo de explicação, para alem da minha opinião pessoal.

A Sirene é um símbolo para qualquer BOMBEIRO... ela Chora e Grita... Grita para acudir quem está em apuros, e Chora no ultimo ADEUS a Qualquer BOMBEIRO que parta para outra Vida... Por mim a Sirene nunca deixaria de tocar... É difícil explicar isto ás pessoas que não sentem os que os Bombeiros sentem... pergunta ao teu Chefe 34! Smile Acho que ele partilha da mesma opinião.

Já agora... se a sirene não tocasse, será que as pessoas se lembrariam que os Bombeiros têm muito trabalho?? Duvido, nem assim muitas pessoas só sabem criticar, desprezar, insultar e se lhe falam em ajudar os bombeiros cai o "Carmo e a Trindade".
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Caça Fantasmas 8/8/2010, 09:13

E os incêndios continuam em Valença, mas só tenho a dizer o seguinte:

VERGONHA, VERGONHA E VERGONHA
Caça Fantasmas
Caça Fantasmas
Membro
Membro

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 66
Data de inscrição : 20/08/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por pacheco784 8/8/2010, 21:18

Alguem me explica afinal o que fazem os SF(Sapadores Florestais).

Não seria competencia destes senhores, criar acessos, limpar os montes, e proceder a vigilancia preventiva.

A mim isto parece me muito simples. Em Valença os locais onde existem incendios são sempre os mesmos. Em São Pedro: Carvalhas,Junto a Autoestrada, Chamosinhos,Forte.

Sanfins, Cerdal.

Seria assim tao dificil durante o verão por alguem a patrulhar estar areas?
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por xLyannx 11/8/2010, 13:19

Por muito que os Sapadores Florestais limpem os montes não serve de muito se os particulares não limpam os seus terrenos o que provoca que os incêndios se alastrem a zonas que ate estavam limpas, se todos limpassem o que lhes toca havia menos perigo de incêndios e os incêndios que não se pudessem evitar pelo menos não alastravam tão depressa. E se as pessoas tivessem um bocado de educação e não atiracem de tudo para os montes então é que os incendios disminuiam, mas enquanto for tudo muito educado só da boca para fora as coisas vão continuar igual.
E quanto aos Bombeiros Voluntários de Valença é bom não esquecer a palavra Voluntários, muitos são os que se sabem queixar do seu trabalho mas poucos são os que ao menos les oferecem um copo de agua quando andão a trabalhar, porque quando há um acidente, ou um incêndio, são os primeiros a ser chamados e da-mos graças a Deus de os ter, mas quando é para os apoiar é outra coisa.
xLyannx
xLyannx
Membro
Membro

Feminino
Idade : 43
Localização : info. nao disponivel
Nº de Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/09/2007
1

http://www.xlyannx.com

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por pacheco784 12/8/2010, 20:49

Os SAPADORES FLORESTAIS também deveriam verificar se os particulares limpam os seus terrenos.

O Ministro fala muito, mas obras não se veem.

Os Sapadores Florestais deveriam fazer limpeza dos terrenos do estado que muitas vezes dão o mau exemplo, e ao mesmo tempo fazer um levantamento dos terrenos privados sem limpeza, no final de contas o privados recebiam em casa um Aviso para efectuar a limpeza do terreno X no prazo de 1 semana, se não o fizessem os sapadores limpariam e a camara cobra o serviço ao propietario, ou então é despropiado, tão simples quanto isto, mas claro que isso dava trabalho para descobrir de quem é o terreno X no meio do monte onde nem cristo passa.

Mas a meu ver os Incêndios continuam a ter mão criminosa em mais de 90% dos casos, a historia do cigarro para mim já nao pega.

A muitos interesses por de tras dos Incêndios.

Claro que os VOLUNTARIOS merecem toda a nossa ajuda, ao final de contas dao o que tem e o que nao tem a troco de nada.

Mas esse sim deveriam ser pagos e bem pagos por andarem horas a fio no monte a combater incêncios, já nao acho o mesmo dos Sapadores Florestais.
pacheco784
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Patri 13/8/2010, 11:48

Fui de férias a semana passada e quando voltei, so via cinzas, tudo preto, nem animais, nem ervas, as árvores secas... e a minha casa salva mas teve vontade de chorar. Os meus pais, os vizinhos todos ajudaram; ahí é que se vê as pessoas! Embora o maluco que fez aquele dano, segue livre e contente de ver o seu "trabalho". Por último dizer, que seja agora ou noutra vida, esses filhos de **** hão de pagar por isto. Para eles lhes desejo uma morte cruel, devagar, um sofrimento como o que nós vivemos ao ver a terra morrer.
Patri
Patri
Membro
Membro

Feminino
Idade : 43
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 6
Mensagem : Carpe diem.
Data de inscrição : 17/07/2010
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Capitan 23/8/2010, 16:03

Para quem tem assistido as noticias na Tv, sabe de sobra que Portugal esteve a arder. Sabe quem esta longe e quem esta perto deles... alguém me consegue explicar como é possível ver famílias a preocupar-se com a limpeza dos seu terrenos quando o incêndios so estão a 100m das suas casas e quando estavam a 50km ou 20km cagaram para o assunto. Eu estou a falar do que vi na Tv e ao fim a ainda deitaram as culpas aos bombeiros por la não estarem e isso que ja andavam a apagar fogos a 7 dias!

O que se podia fazer:

- Responsabilizar as pessoas pelo estados dos SEUS terrenos.
- Por as classes sociais que menos fazem neste pais (reclusos e tropas) a limparem os montes (reclusos a limpar e tropas a vigiar).
- Castigar com um espécie de trabalho social, pessoas que cometem contraordenações (velocidade, cinto, alcool...), tem dividas ou evasões fiscais e coisas pelo estilo.
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por gijo 23/8/2010, 18:58

E porque não porem, também, os manguelas que recebem o "famoso subsidio de reinserção social" a limpar nas matas! Sim, porque 90% desses manguelas não fazem nada alem usar o dinheiro dos meus impostos em bebida, tabaco e droga, mas tem bom corpo e idade para vergar a mola! mas coitadinhos tem que se inserir na sociedade... e para isso o Sócrates dá-lhe dinheiro para eles gastarem... enfim... só um desabafo!
gijo
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Capitan 25/8/2010, 11:21

Não era mau jogado também, ainda que aqui temos 3 classes de pessoas. Os que não querem mesmo fazer nada, os que querem trabalhar e os que tem que escolher entre ficar em casa com o subsidio, podendo fazer ou não uns biscates por fora para ganhar mais algum ou ir trabalhar para ganhar o mesmo ou menos do que se ficassem em casa e ainda ter que aturar chefes com crises psicológicas e que pensam que um empregado é um escravo (só em alguns casos). Por isso é que só me referi unicamente ao pessoal que esta de ferias nas prisões, com comida, cama e roupa lavada e que quando de la saírem voltam a fazer o mesmo que os levou a la entrar e os nossos soldados, que depois da recruta os únicos esforços que tem é tirar as caricas e levantar o braço para beber umas cervejolas.

Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Capitan 30/8/2010, 10:14

Ontem quando fui a minha cozinha para prepara uma sandes deparei-me com um ruído estranho, fui a janela e reparei que alguém tinha pegado fogo a uma erva seca que estava junto ao edifício dos correios. Por acaso não havia muito para arder, mas sempre deu para deixar a parede um bocado negra. Antes disso tinha visto 3 "putos" a correr desde esses lados mas não sei se realmente foram eles e pela tamanho e aparência também não diria que foram eles mas se foram onde vamos chegar?

Quebrando um pouco o tema e para não abrir outro post, alguém viu o acidente de sábado a frente do rest. Cabanas? Há pessoas que conseguem ter criatividade para a estupidez, pois isso de conseguir bater de frente contra outro carro numa recta com boa visibilidade, por estar armado em Schumacher ao ultrapassar carros a grande velocidade, dentro de uma localidade. So consigo vejo dois objetivos claros nesta acção ou era para magoar alguém, o que foi conseguido ou para por o carro tunning que também foi conseguido já que não esta tão comprido como antes, ainda que duvido que ande!!! Num pequeno espaço onde existem duas entradas para essa estrada que se podem chamar de complicadas (Lidl e Casa do Benfica), foi conseguida a proeza de bater no meio delas e sem nenhuma interferência destas.

Falta-me dar os parabéns ao jovem que consegui tal proeza, supostamente conseguida depois de muito treino, esforço e dedicação para conseguir o que pretendia! Para a próxima tem um bocado mais de consciência e arrebenta-te sozinho!
Capitan
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 44
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ir para o topo Ir para baixo

Incêndios disparam Empty Re: Incêndios disparam

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos