Fórum de Valença do Minho
Sequestro de Valença tem quatro acusados Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Sequestro de Valença tem quatro acusados Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sequestro de Valença tem quatro acusados

Ir para baixo

Sequestro de Valença tem quatro acusados Empty Sequestro de Valença tem quatro acusados

Mensagem por Boss 12/10/2009, 21:16

Crime: Empresário espanhol desapareceu misteriosamente há dez anos
Sequestro de Valença tem quatro acusados

Dez anos depois, quatro indivíduos, dois espanhóis e dois portugueses, vão responder, no Tribunal de Valença, pelo sequestro e desaparecimento do empresário galego Guillermo Collarte, ocorrido a 5 de Outubro de 1999, junto à Estação dos Caminhos de Ferro de Valença.

Collarte, na altura com 72 anos e uma saúde debilitada, era o presidente da associação dos empresários de construção civil de Ourense e tinha alguns interesses imobiliários no Minho, sobretudo em Valença.

Era o caso de um prédio, mesmo em frente à estação, o local onde foi visto pela última vez, na companhia de três antigos sócios e agora arguidos: o português José Luís Rodrigues, José Gerardo e Luís Lyborno – dois empresários de Pontevedra.

Segundo a acusação, os três sócios, numa tentativa de conseguirem uma recompensa económica, delinearam, juntamente com Victor Manuel – um indivíduo que se encontra detido por assalto a bancos – um plano de sequestro do empresário de Ourense, que começava na reunião marcada, a 5 de Outubro, no prédio junto à estação.

A família comunicou, logo no dia seguinte, às autoridades portuguesas e galegas, o desaparecimento de Guillermo Collarte, devido a estar muito debilitado.

O facto é que o empresário nunca mais apareceu. Houve muitas pistas falsas, dezenas de diligências das autoridades portuguesas e espanholas, mas sempre sem sucesso.

Apesar das dificuldades, a família nunca desistiu, nomeadamente a filha Berta Collarte que todos os anos, no dia 5 de Outubro, assinalava o aniversário da morte do pai, em Ourense, em Vigo e em Valença. Mas também sempre contou com o apoio das autoridades, pelo que conseguiu conduzir o processo até à barra do tribunal. O julgamento ainda não tem data marcada.

APONTAMENTOS

BUSCAS INFRUTÍFERAS

Em Fevereiro do ano passado foram realizadas buscas, na freguesia de Cerdal, com recurso a avançados meios tecnológicos, mas os resultados foram infrutíferos. As roupas encontradas não pertenciam a Guillermo Collarte.

PRÉDIO EM CAUSA

O prédio em que o empresário galego tinha interesses fica mesmo em frente à Estação dos Caminhos de Ferro de Valença. Chegou a constar-se que o seu corpo tinha sido colocado no meio das placas de cimento.

MORTE SÚBITA

A família acha que os sequestradores não teriam intenção de matar o empresário e que terão sido surpreendidos pela morte súbita de Guillermo, por isso tenham escondido o corpo. "Ele deve ter sofrido um ataque ao ver-se naquela situação", disse ao ‘CM’ a filha.

Correio da Manhã
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos