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Encerramento da PN (Passagem de Nível) em São Pedro da Torre Sinala10

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Encerramento da PN (Passagem de Nível) em São Pedro da Torre

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Mensagem por pacheco784 30/4/2009, 00:51

Este foi o e-mail que a Refer me enviou:

Querem encerrar a passagem de nivel da Lagoa porque dizem que a outra se encontra a cerqua de 400Mts, mas não se lembra que para chegar a outra PN tem que se andar quase 2km, ora se que quero ir da minha casa para a casa do vizinho tenho que andar 2 KM a volta até a PN e depois mais 2 km para a casa do vizinho, quando bastavam 10Mts em frente.

Sera mesmo necessario encerrar?

Emfim!

No seguimento do seu contacto, efectuado no passado dia 14 de Abril, via Site REFER, informamos:



As passagens de nível (PN) constituem-se como uma dos componentes mais perturbadoras do sistema de exploração ferroviária, sendo também pontos de conflito geradores de permanente insegurança.

Nos últimos anos tem-se assistido a uma redução significativa do número de acidentes ali verificados, em consequência do incremento da supressão de passagens de nível.

O Regulamento de Passagens de Nível, anexo ao Decreto-lei nº. 568/99 de 23 de Dezembro, determina no nº. 2 do seu artº 4º que:

" Existindo ou sendo viável o estabelecimento de caminhos de ligação, as PN públicas situadas até 700 metros de outras PN ou de passagens desniveladas devem ser suprimidas pela entidade gestora da infra-estrutura ferroviária….”

A passagem de nível em questão encontra-se a cerca de 400 metros da colateral, pelo que, nos termos da Lei, deve ser encerrada. Contudo, para garantir condições de mobilidade adequadas a REFER pretende alargar o arruamento paralelo à via-férrea do lado Poente. Acresce ainda que, tendo em consideração as preocupações que nos têm sido manifestadas, esta Empresa acede a manter a passagem de nível no local mas para uso exclusivo de peões, mantendo também em funcionamento a sinalização de aviso automático.

Embora cientes que a alteração aos hábitos de mobilidade para as pessoas que se deslocam de viatura possa provocar algum incómodo, estamos convictos que a segurança da população sai reforçada, pelo que solicitamos a melhor compreensão.

Atenciosamente,



Nadir Fernandes

Direcção de Comunicação e Imagem

REFER http://www.refer.pt/



Rua de Santa Apolónia, n.º 53, 1100-468 Lisboa

Telf. + 351 21 1022428

Fax + 351 21 1022969

crfernandes@refer.pt

ci@refer.pt
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Mensagem por pacheco784 2/5/2009, 20:02

Encerramento da PN (Passagem de Nível) em São Pedro da Torre IMG_1846

Eis a passagem de nivel em questão.
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Mensagem por sousa 3/5/2009, 01:51

Considero que para visitar o vizinho, 100 metros, servem de treino fisico e não é prrciso carro.
Acho bem porque não podemos ter luxos por conta dos outros e andar de carro.
Valença viu fechado a rua do cais com muita gente do outro lado e aguentou.
Esta é mais uma.
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Mensagem por pacheco784 3/5/2009, 20:17

O Problema e que nao sao 100mts amigo, so 400mts é de uma passagem a outra em linha recta pela linha, mas como esta proibido circular pela linha a distancia total percorrida vao ser ums 4kms, porque implica eu sair de minha casa ir todo pela zona do rio, descer toda essa estrada atravessar todo para o outro lado, depois subir todo de novo no outro lado, atravessar a tal passagem de nivel mais a frente e tornar a fazer todo o percurso ate a farmacia e depois tornar a descer a ter chegar a casa do vizinho que fica do outro lado da linha, pegue num carro e veja a distancia k é.
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Encerramento da PN (Passagem de Nível) em São Pedro da Torre Empty passear de carro

Mensagem por sousa 4/5/2009, 19:13

Na ralidade é um passeio bonito por esses campos, até ao rio, e voltar rumo acima, passando na P.N., parar no café, passar na farmácia para comprar medicação, parar nos caçadores para cumprimentar os amigos,ou não,e merendar na casa do amigo junto á passagem que vai fechar.
Isso feito a pé seria bom e se o amigo estivesse disposto a fazer, certamente chegava a casa do outro e pedia-lhe merenda com uma pinga, mas o comodismo diz que esses 4km se fazem de carro, e pouco custa, porque para ir a casa do vizinho, vai-se a pé porque só são poucos metros, e a passagem só fecha para carros, mas não fecha ao peão nem a animais.
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Mensagem por pacheco784 5/5/2009, 00:18

Vamos por pontos.

1-O Encerramento vai afectar a mobilidade de todos que por ali tem que passar.(Mesmo a Refer o admite.)
2- A Solução da Refer é o alargamento da via paralela a via ferrea, o que não é uma solução viavel devido a sua má localização.
3-O Encerramento de uma PN envolve muita coisa que secalhar o senhor desconhece, momeadamente a criação de acessos para que a mobilidade da população não seja afectada.
4-Toda a população tem o direito de discordar de determinada acção quando isso afectar o seu nivel de vida.

Mais ainda mesmo que venha a ser encerrada a PN e apenas possa ser utilizada para uso exclusivo de peões vou-lhe dar um exemplo.

Preciso de uma Ambulância na minha casa.
Quanto tempo mais vai demorar para percorrer todo o percurso?
Se falarmos por exemplo de uma Paragem Cardio Respiratoria esses minutos podem levar a morte do doente.

Preciso de um camião na minha casa para alguma descarga/carga.

Por onde é que o camião vai passar se não consegue chegar a minha casa pelo outro lado.

Mais ainda, o encerramento da PN vai obrigar a que toda a população se diriga a outra PN o que vai aumentar significativamente o transito, e por sua vez por em causa a mobilidade das pessoas devido aos maus acessos.

No meu ponto de vista a duas soluções:

1- Manter a PN e reforçar a segurança.(Apesar de não ter grandes perigos)
2-Construir uma Passagem Desnivelada(Superior) mais a frente.

Obrigado.
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Mensagem por sousa 7/5/2009, 22:25

seria bom anular a estacão, demolir, porque ninguém a quer, e fazer uma única passagem e se possivel directa ao café com estacionamento dentro.
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Mensagem por pacheco784 8/5/2009, 00:04

Caro Sousa esta a interpretar mal as coisas,a Estação pertencente a Refer salvo erro porque a CP so detem os Comboios, o resto é Refer, penso que já nem sequer é da Refer, mas a estação é sempre utilizada para controle de Vias e tudo o sistema informático inerente a via ali se encontra sediado.

O que deve e vai ser demolido em breve e já confirmado pela Refer, são as duas casas que serviam para as "Vigias" que eram utilizadas para controlar as PN, e neste momento estao inoperacionais, e sem qualquer uso por parte de quem quer que seja.

De qualquer das formas é descabido colocar a hipótese de que se possa contruir uma Passagem para todos no local onde se encontra a estação.

Primeiro porque aquele local é utilizado para os passageiros, e causaria enorme incomodo a construção de uma Passagem Desnivelada, depois porque do outro lado é impossivel criar acessos sem demolir as habitações.

A melhor solução seria do lado da Lagoa aproveitar um caminho que se encontra inutilizado, apenas serve para os moradores acederem as casas, e aproveitando esse caminho que tem continuidade do outro lado sendo apenas atravessado pela Via Ferrea, construir uma Passagem Desnivelada.
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