Fórum de Valença do Minho
Metade peregrinos caminho português a Santiago sai do Minho Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Valença do Minho
Metade peregrinos caminho português a Santiago sai do Minho Sinala10

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Fórum de Valença do Minho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metade peregrinos caminho português a Santiago sai do Minho

Ir para baixo

Metade peregrinos caminho português a Santiago sai do Minho Empty Metade peregrinos caminho português a Santiago sai do Minho

Mensagem por Boss 3/3/2007, 19:44

Metade dos peregrinos do caminho português a Santiago sai do Minho

O número de peregrinações ao túmulo de Santiago de Compostela não pára de crescer. A Associação Espaço Jacobeus (AEJ), com sede em Braga, contabilizou, em 2006, mais de 100 mil pessoas, de quase todo o mundo, que fizeram a viagem. O caminho português foi o segundo mais percorrido, com partida preferencial do Minho, tendência que pode acentuar-se no futuro.

Reflectindo uma cada vez maior mobilidade, as estatísticas mostram que há cada vez mais países envolvidos. Entre 109 países, Portugal mantém, paralelamente, o quinto lugar no total de peregrinos. A liderar estão os espanhóis, italianos, alemães, franceses, seguidos dos portugueses. Comparando com o ano anterior, contabilizou-se mais um milhar de peregrinos lusos, num total de 3365 pessoas.

Independentemente da origem, quem quer fazer a jornada, escolhe o seu caminho preferencial, tendo 6467 peregrinos optado pelo itinerário português, metade dos quais iniciando a viagem a partir de Valença do Minho, Porto, Ponte de Lima e Braga.

Números que deixam muito satisfeitos os responsáveis da AEJ e que podem ser explicados "pelo maior número de albergues oficiais", quase todos no território Norte/Minho, em S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim), Rubiães (Paredes de Coura) e S. Teotónio (Valença). Segundo Amaro Franco, presidente daquela estrutura, para breve, espera-se também a abertura, antes da Páscoa, de um albergue de peregrinos em Goães (Vila Verde) e outro em Ponte de Lima, em Junho.

"Há intenções de abrir outros tantos no distrito de Viana, o que poderá fazer aumentar a escolha da região para iniciar o caminho. Também o protocolo com a MoviJovem, que dá descontos nas pousadas da juventude, tem contribuído para o aumento do número de peregrinos a partir do nosso país. Também houve uma subida nas saídas de Lisboa", esclarece. O esforço na melhoria da sinalização do caminho é outro dos factores apontados, assim como a edição de guias e sítios na Internet.

Sobre as estatísticas mundiais, há pormenores curiosos, obtidos em parceria com a "Oficina do Peregrino", de Santiago de Compostela, como o facto de a maior parte dos peregrinos serem estudantes (18 mil). Do perfil dos peregrinos, sobressaem as seguintes características preferem os meses entre Abril e Outubro, são maioritariamente homens e têm idades entre os 19 e os 65 anos.


http://jn.sapo.pt/2007/02/28/minho/metade_peregrinos_caminhoportugue
Boss
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 54
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

https://valencadominho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos